Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Itaú vai recomprar ações. O que é isso? Vou ganhar ou perder?

Lílian Cunha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/08/2022 15h18

O Itaú Unibanco (ITUB4) aprovou um programa de recompra de ações para adquirir no mercado 75 milhões papéis preferenciais do banco. A recompra começou ontem (25) na Bolsa de Valores e vai até no 24 de fevereiro do ano que vem, ao preço do valor de mercado.

Mas o que significa isso para o investidor?

"Quando a empresa tem lucro, ela pode usar o caixa que ela gerou de várias maneiras", explica Luiz Cesta, analista-chefe da plataforma de investimentos Monett. A companhia pode, por exemplo, abrir mais lojas, comprar máquinas ou dividir parte do lucro por meio da distribuição de dividendos.

A recompra de ações é uma outra opção. É como se a empresa investisse nela mesma, comprando suas ações.

Por que a empresa faz a recompra? Muitas empresas fazem a recompra justamente por isso: a companhia considera que o preço de suas ações está baixo. Então, ela aproveita para comprar mais ativos.

Essa é geralmente a primeira hipótese que se levanta quando uma empresa anuncia a recompra de ações, diz Régis Chinchila, também da Terra.

As ações do Itaú estão custando R$ 26,75. Valorizaram 24% este ano. Mas no começo do ano passado, custavam R$ 32. Ou seja, estão abaixo do preço histórico.

E o que a empresa faz com as ações compradas? A empresa pode deixá-las guardadas no cofre ou distribuir as ações entre seus próprios executivos como um incentivo, além do salário (as chamadas stock options).

Como o acionista ganha? "Como as ações em tesouraria não recebem dividendos, quando a empresa, lá na frente, decide distribuir proventos, o número de ações para dividir o lucro entre elas é menor. Ou seja, o acionista recebe mais dinheiro", explica o analista.

Outra maneira de ganhar com a recompra é porque as ações normalmente se valorizam com ela. "Não é regra, mas quando é feita a recompra isso dispara um gatilho de pressão compradora sobre a ação", diz.

O que o Itaú vai fazer com as ações? No comunicado ao mercado, o banco disse que vai entregar as ações aos funcionários e administradores, além de utilizar as ações adquiridas caso haja oportunidades de negócios no futuro. Entre as opções comuns no mercado, estão investir para comprar máquinas, abrir lojas, expandir ou até comprar outras empresas.

A possibilidade de pagar dividendos no futuro não foi descartada. No comunicado, a empresa disse que o acionista terá "maior retorno em dividendos", uma vez que "o pagamento de dividendos é distribuído para quantidade menor de ações".

Quer estar sempre bem informado sobre investimentos? Clique aqui e receba notícias e dicas para investir diretamente no seu WhatsApp.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.