Veja as ações preferidas de especialistas para se proteger nesta semana
Depois de uma semana curta e desastrosa, quando em quatro dias úteis o Ibovespa caiu 3,01%, a maioria das casas de análises, bancos e corretoras decidiu apostar em ações que se dão bem quando o dólar sobe, como Suzano papel e celulose (SUZB3) e os frigoríficos exportadores ou com receita em moeda americana, como JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3).
Na semana passada, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que sugere gastos do governo fora do teto, fez o dólar subir 0,85% no acumulado do período.
Por isso, todas as carteiras tiveram um desempenho semanal negativo, muitas delas abaixo do Ibovespa.
Qual é a aposta para essa semana?
Para esse novo período que vai desta segunda-feira (21) até sexta-feira (25), algumas carteiras, como a do BTG, estão quase que totalmente descoladas do cenário nacional, sendo composta majoritariamente por ações estrangeiras, os BDRs.
Outras decidiram se blindar com papéis que variam pouco, como as companhias de energia elétrica. Por trem faturamento fixo e tarifas que sobem geralmente acima da inflação, essas ações resistem bem a períodos de crise. Foi o que fizeram Terra e MyCap ao escolherem Cemig (CMIG4), a Ativa com EDP Energias do Brasil (ENBR3) e PagBank com Transmissão Paulista (TRPL4).
A mesma questão de segurança vale para as empresas que decidiram apostar em ações do setor financeiro, como BB Seguridade (BBSE3), Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4).
A Bolsa caiu muito, deve subir? Há quem aposte na recuperação do mercado e por isso escolheram ações que caíram muito na semana passada. "Quando uma ação cai muito, além de representar uma oportunidade em termos de preço, ela geralmente tem em seguida um movimento de recuperação", explica Marcio Loréga, analista-chefe do PagBank.
Foi por isso que o Pagbank escolheu, por exemplo, a empresa de carnes Minerva (BEEF3). Mas voltada para o mercado nacional, o papel da Minerva caiu 12,52% nos últimos cinco pregões. Usiminas (USIM5) e Vale (VALE3) também caíram muito na semana passada e são oportunidades de compra, diz a plataforma. Usiminas acumulou perdas de 9,14% nos últimos cinco pregões e Vale, de 8,12%.
Confira as seleções de ações para esta semana:
BTG
Na última semana, a seleção do BTG desvalorizou 5,52%. Nesta edição, o banco resolveu apostar forte em recibos de ações (BDRs), que são três no total. Então, foram descartadas as ações Minerva (BEEF3), Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) e Tupy (TUPY3). Entraram o BB Seguridade (BBSE3), Embraer (EMBR3) e Johnson (JNJB34). A carteira ficou assim:
- BB Seguridade (BBSE3)
- Chevron (CHVX34)
- Embraer (EMBR3)
- Johnson (JNJB34)
- Mercado Livre (MELI34)
Mirae Asset
Depois de perder 5,57% na semana passada, mais que a queda de 3,01% do Ibovespa, a Mirae trocou três posições: tirou EZTec (EZTC3), Magazine Luíza (MGLU3) e Yduqs (YDUQ3), e incluiu BB Seguridade (BBSE3), Suzano (SUZB3) e construtora Cury (CURY3). A lista ficou assim:
- Assaí (ASAI3)
- Camil (CAML3)
- Gerdau (GGBR4)
- 3R Petroleum (RRRP3)
- Itaú (ITUB4)
- Multiplan (MULT3)
- Vale (VALE3)
- BB Seguridade (BBSE3)
- Suzano (SUZB3)
- Cury (CURY3)
Terra Investimentos
A carteira teve baixa na semana passada de 1,15%. Nesta semana, a carteira continua igual à das últimas quatro semanas, e a seleção fica assim:
- SLC Agrícola (SLCE3)
- Cemig (CMIG4)
- Totvs (TOTS3)
- Marfrig (MRFG3)
- Usiminas (USIM5)
Warren
A Warren Semanal mudou duas ações. Depois de terminar a semana passada com queda de 3,72%, saíram Brasil Agro (AGRO3) e PetroRio (PRIO3) e entraram BR Advisory Partners Participações (BRBI11) e Petrobras (PETR4). A seleção para agora ficou assim:
- Advisory Partners (BRBI11)
- Petrobras (PETR4)
- Usiminas (USIM5)
- Bradesco (BBDC4)
- Randon (RAPT4)
Ativa
Com queda de 5,70% na semana passada, a Ativa retirou duas ações da lista para esta semana: Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) e Marfrig (MRFG3). No lugar, entraram, Petrobras (PETR4) e SLC Agrícola (SLCE3). A carteira ficou assim:
- Vale (VALE3)
- Bradesco (BBDC4)
- Petrobras (PETR4)
- EDP Energias do Brasil (ENBR3)
- SLC Agrícola (SLCE3)
MyCap
A carteira da MyCap na semana passada ficou abaixo do Ibovespa, com baixa de 7,43%. Saíram da lista as ações da Copasa (CSMG3) e e ontraram as da empresa de logística ferroviária Rumo (RAIL3). A carteira ficou assim:
- Cemig (CMIG4)
- JBS (JBSS3)
- Brasil Agro (AGRO3)
- Rumo (RAIL3)
- Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3)
PagBank
A carteira teve baixa de 7,84%. Para esta nova semana, só ficou uma ação, a da Minerva (BEEF3). Saem os ativos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3), da Engie Brasil (EGIE3), da PetroRio (PRIO3) e da Tupy (TUPY3). Entram Bradespar (BRAP4), Direcional (DIRR3), Itaú (ITUB4) e Transmissão Paulista (TRPL4).
- Minerva (BEEF3)
- Bradespar (BRAP4)
- Direcional (DIRR3)
- Itaú (ITUB4)
- Transmissão Paulista (TRPL4)
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.