IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agências dos EUA repudiam 'recall' da VW para reparar carros adulterados

12/01/2015 19h39

Washington, 12 Jan 2016 (AFP) - A Agência de Proteção do Ar Californiana (Carb, na sigla em inglês) repudiou, nesta terça-feira, o recall da Volkswagen (VW) para reparar os carros com motores a diesel adulterados para burlar o controle de emissões de poluentes; outro organismo disse que esse plano não é aceitável.

A Carb afirmou que a proposta da VW "carece de informação suficiente para uma avaliação técnica" e "não aponta adequadamente os impactos em desempenho, emissões e segurança" dos automóveis.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) ainda aguarda as propostas formais da empresa, disse o organismo da Califórnia.

"A EPA concorda com a Carb de que a VW não apresentou um plano aprovável para fazer o 'recall' dos veículos, ajustá-los às regulamentações e reduzir a poluição. A EPA já fez essa reclamação à companhia", disse a Carb.

O pronunciamento foi feito no dia anterior à reunião que tem marcada o presidente executivo da Volkswagen, Matthias Muller, com os funcionários da EPA em Washington.

Nesse encontro, deverão ser discutidos os planos para modificar os 600 mil carros a diesel vendidos nos Estados Unidos com um dispositivo capaz de adulterar o controle da quantidade de gases poluentes emitidos.

O assunto, que abrange 11 milhões de veículos VW, Audi e Porshe 2.0 em todo o mundo, manchou a reputação do fabricante alemão e desatou uma onda de investigações em vários países.

Só nos Estados Unidos, a companhia enfrente uma ação judicial do governo que a submete a multas de dezenas de bilhões de dólares.