IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Google lança sistema de pagamentos para celular Android Pay

28/05/2015 17h52

San Francisco, 28 Mai 2015 (AFP) - O Google revelou nesta na quinta-feira seu sistema de pagamento com telefone para dispositivos Android, fazendo frente à Apple também no setor de pagamentos móveis.

Android Pay, revelado na conferência Google Developers em San Francisco, reúne operadoras de telefonia móvel, redes de pagamento, bancos e varejistas para permitir que usuários de smartphones usem seus aparelhos em vez de cartões de pagamento.

O presidente de engenharia da Google, Dave Bruke, disse que o Android Pay funcionaria em mais de 700.000 lojas dos Estados Unidos.

"Estamos no início de uma jornada excitante, estamos trabalhando de perto com redes de pagamento, bancos e desenvolvedores", afirmou.

Em um post de blog, o Google disse que o sistema foi criado em parceria com as bandeiras de cartão de crédito Visa e Mastercard e empresas de processamento de pagamentos como Braintree, CyberSource, First Data, Stripe e Vantiv.

Parecido com o sistema Apple Pay revelado no ano passado, Android Pay vai permitir que os consumidores armazenem informações de cartão de crédito em seus aparelhos celulares, além de dados sobre cartões fidelidade.

Para mais segurança, Android Pay vai gerar um número de conta único, usado apenas uma vez, ou um número virtual para que o cartão de crédito verdadeiro não tenha seus dados revelados durante a transação.

"Usuários podem usar de maneira simples e segura seus aparelhos Android para pagar em lojas onde existe a logo Android Pay", explicou Burke.

"Estamos focados em simplicidade, segurança e escolha".

Google disse em fevereiro que está firmando uma parceria com a empresa de pagamento móvel Softcard para levar seus esforços aos setores emergentes.

Isto vai permitir que a Google Wallet seja um aplicativo pré-instalado em smartphones Android.

Nenhuma data foi anunciada para o lançamento do Android Pay, mas segundo o Google, o sistema estará "disponível no Google Play para download em breve".



gc-rl/dw/mm

GOOGLE