IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Faturamento do comércio na Itália despenca 30% em março com coronavírus

Andreas Solaro/AFP
Imagem: Andreas Solaro/AFP

14/04/2020 08h20

O faturamento do comércio na Itália despencou 31,7% no mês de março devido às medidas de distanciamento social impostas pelo governo em função da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14) pela Confederação-Geral Italiana das Empresas, das Atividades Profissionais e do Trabalho Autônomo (Confcommercio) e apresentam os primeiros impactos da quarentena na economia.

Considerando o trimestre inteiro, a queda foi de 10,4% na comparação com 2019, de acordo com a entidade. A estatística leva em conta o primeiro mês de isolamento social na Itália, que passou a vigorar em todo o país em 10 de março, mas ainda não contempla o fechamento das atividades produtivas não-estratégicas, vigente desde o fim do mês.

Em março, a queda no consumo atingiu sobretudo os setores de restaurantes (-69,5%), de vestuário e calçados (-67,4%) e de bens e serviços de mobilidade (-63,3%) . A Confcommercio estima uma queda de 13% no Produto Interno Bruto (PIB) italiano em abril por causa da quarentena.

A entidade defendeu a criação de indenizações proporcionais às perdas dos comerciantes e trabalhadores para evitar que a recuperação do bem-estar econômico "leve muitos anos". "O risco é a marginalização estrutural do país em relação às dinâmicas da integração, da inovação tecnológica, da sustentabilidade e do crescimento em longo prazo", diz a Confcommercio.

Até o momento, a pandemia de coronavírus já contaminou cerca de 160 mil pessoas na Itália e matou aproximadamente 20 mil.