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Heineken lança barril de cerveja chique com empresa que fez Nespresso

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Imagem: Divulgação

Matthew Boyle

21/11/2014 15h50

21 de novembro (Bloomberg) -- Uma caneca de cerveja pode "soltar a língua", escreveu o romancista James Joyce. A Heineken espera que faça também com que os consumidores abram suas carteiras no fim do ano.

O novo dispenser caseiro de cerveja artesanal (um barril chique) da empresa holandesa --que recebeu o nome de Sub por sua elegante forma cilíndrica-- é disponibilizado a 250 euros (R$ 780) em quatro países europeus e chegará ao Reino Unido no ano que vem. A Heineken diz que o Sub será vendido nos EUA em algum momento, mas não informou quando.

A Heineken e a fabricante de eletrodomésticos Krups passaram quase três anos aperfeiçoando o Sub, trabalhando sobre um design de Marc Newson, que recentemente se uniu à equipe secreta de design da Apple Inc. O equipamento pode servir minibarris de 2 litros de cerveja da Heineken a uma temperatura congelante de 2º C.

O BeerTender da Heineken, lançado em 2004, fracassou devido ao seu design metálico, a uma seleção limitada de barris pesados de 5 litros e a uma interminável espera de 12 horas para a cerveja ficar apropriadamente refrigerada

O diretor de marketing da empresa, Alexis Nasard, disse que a Heineken aprendeu com esses erros. O Sub é 25%, oferece nove cervejas -- da amarga Pelforth Blonde, da França, à lager Tiger, de Cingapura -- e não parece uma lata de lixo com uma torneira. "Nós tentamos torná-lo elegante, assim ele não acaba ficando na garagem", disse Nasard.

Próxima Nespresso?

Nasard vislumbra o Sub sendo colocado ao lado de uma cafeteira, o que explica a colaboração com a Krups, designer da Nespresso, da Nestlé SA, sistema para servir xícaras individuais de café dominante na Europa.

Contudo, diferentemente do mercado de preparação de café, o setor cervejeiro tem ficado estagnado, com uma queda de 1,7% no consumo anual na Europa nos últimos cinco anos, segundo a monitoradora de dados Euromonitor. E embora fazer um bom expresso em casa à moda antiga possa ser complicado, tirar uma garrafa de cerveja da geladeira não é tão difícil.

Uma decisão fundamental de design de Newson foi que o equipamento funcionasse horizontalmente, como um barril de vinho ou um submarino. A Heineken adotou o conceito naval mais a fundo, chamando os barris de Torps, diminutivo de torpedos. A torneira está na parte de cima e se projeta como um periscópio.

Cerveja é status

O Torp, que custa 5 a 10 euros e armazena cerca de 2 litros de cerveja, entra nas menores geladeiras europeias, permitindo que seja previamente resfriado antes de ser deslizado para dentro do Sub. Cada Torp vem com um pequeno tubo plástico que é empurrado para dentro de um buraco em um dos lados, enquanto a outra ponta é introduzida e encaixada na torneira. O fechamento do painel frontal do Sub pressuriza a cerveja, que fica gelada por cerca de 15 dias.

O desenho de alto padrão do Sub reforça a tendência crescente das bebidas caseiras mais refinadas -- coquetéis sofisticados, vinhos finos, cervejas artesanais -- que "demonstram um certo status" entre os consumidores, disse Ben Voyer, psicólogo social da ESCP Europe Business School.

Enquanto os volumes de cerveja tradicional estão em queda, as vendas de bebidas com preços premium, como a Affligem e a Desperados, esta com sabor de tequila e ambas da Heineken, estão em ascensão. Na Itália, metade de todos os Torps vendidos é da Affligem, uma cerveja criada em um mosteiro belga fundado em 1074.

No entanto, mesmo para os homens que têm de tudo, o Sub é "ridiculamente" caro, disse o analista da Euromonitor, Spiros Malandrakis, que prevê que o produto será um fracasso, a menos que a Heineken licencie sua tecnologia para outras empresas cervejeiras para ampliar a seleção de marcas.

Essa estratégia ajudou a tornar as máquinas de café da Keurig Green Mountain Inc. onipresentes nas cozinhas americanas.

Mas isso não acontecerá com o Sub, segundo Nasard. "Não somos um provedor de serviços".

Em vez disso, a Heineken --que lançou uma versão mais barata de sua máquina, de plástico, a US$ 235-- pretende manter esse presente de Natal na família.