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Apple Watch se prepara para o grande público com lançamento na Best Buy

Matt Townsend

26/08/2015 10h44

(Bloomberg) - Foi-se o tempo em que o Apple Watch era um produto de nicho. A Best Buy Co., pelo menos, tem certeza de que o aparelho de alta tecnologia tem apelo massivo.

A loja é a maior rede de eletrônicos do mundo e conquistou esse título vendendo produtos de grande apelo, como laptops e aparelhos de TV de tela plana. Na terça-feira, a Best Buy disse que aumentaria em dez vezes a distribuição do relógio da Apple Inc. porque a demanda foi maior do que as expectativas.

O aparelho estará disponível em 900 lojas no dia 4 de setembro e em todas as 1.047 megalojas da Best Buy nos EUA até o fim do próximo mês. A rede começou a comercializar o relógio - com uma oferta de modelos que custam de US$ 349 a US$ 700 - há menos de três semanas em seu site e em 100 lojas físicas.

"O desempenho foi tão bom que, junto com a Apple, nós decidimos lançá-lo", disse o CEO da Best Buy, Hubert Joly, em uma entrevista depois de a rede ter anunciado os lucros do segundo trimestre fiscal.

A Apple não detalhou as vendas do relógio, que foi lançado em abril. É possível que a companhia tenha vendido 1,9 milhão de unidades no trimestre que terminou em junho, de acordo com um cálculo da Bloomberg baseado em estimativas para a média do preço de venda. Na comparação, a empresa vendeu 1,39 milhão de unidades do iPhone e 3,27 milhões do iPad nos primeiros três meses de venda desses produtos. Um representante da Apple preferiu não comentar esta matéria.

O desempenho nacional de vendas do relógio na Best Buy poderia ajudar a definir se o aparelho vai se tornar um dos pilares da oferta da Apple. Alguns investidores colocaram em dúvida a capacidade da Apple de continuar criando produtos de sucesso como o iPhone e o iPad para manter o crescimento.

'Muito relevante'

O lançamento mais amplo do relógio faz parte do plano da Best Buy de conceder mais espaço para os produtos da Apple. A loja vem renovando seus 740 departamentos Apple - conhecidos como lojas dentro das lojas - com ajuda financeira da gigante do setor tecnológico. A Best Buy, com sede em Richfield, Minnesota, EUA, espera ter atualizado 520 para a temporada de fim de ano. A renovação inclui um mobiliário novo e mais mesas de exibição, o que dará à Best Buy mais espaço para vender os relógios.

Ter o Apple Watch "em todas as 1.000 lojas até o fim de setembro é muito importante para nós", disse a diretora financeira da Best Buy, Sharon McCollam, em uma teleconferência com os analistas.

A Best Buy também passará a vender garantias AppleCare ainda neste ano e se tornará uma assistência técnica autorizada dos produtos Apple, com um teste dessa oferta em 50 lojas até a temporada de fim de ano.

Desde que Joly tomou as rédeas há quase três anos, um elemento fundamental para recuperar a rede, que estava em problemas, foi o fortalecimento das parcerias com fornecedores como a Apple, a Sony Corp. e a Samsung Electronics Co. Essas marcas ajudaram a renovar as lojas da Best Buy com investimentos em seus departamentos exclusivos.

A Best Buy se tornou um campo de provas no ano passado para descobrir se os aparelhos de TV de ultra-alta definição teriam um apelo massivo. A varejista trabalhou com a Sony e com a Samsung para montar lojas de home-theater dentro das lojas, dando destaque às chamadas TVs 4K.

Título em inglês: 'Apple Watch Primed for Mainstream Appeal With Best Buy Rollout'

Para entrar em contato com o repórter: Matt Townsend, em Nova York, mtownsend9@bloomberg.net