IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Central argentino anuncia medidas para estimular poupança em pesos

Divulgação
Imagem: Divulgação

23/07/2015 21h16

Buenos Aires, 23 jul (EFE).- O presidente do Banco Central da Argentina, Alejandro Vanoli, anunciou na quinta-feira (23) em entrevista coletiva um aumento da taxa de juros nos prazos fixos para fomentar a poupança em pesos no país e evitar que os argentinos se sintam mais atraídos a economizar em dólares.

As medidas, que serão implementadas a partir da próxima segunda-feira, foram anunciadas na mesma semana na qual o governo de Cristina Kirchner desmentiu os rumores de uma desvalorização e na qual o dólar alcançou seu nível máximo no mercado negro em 2015, embora tenha voltado a recuar nos últimos dois dias.

Na coletiva, Vanoli falou também de um novo piso para as taxas de juros dos prazos fixos na moeda argentina, que passarão de 22,6% a 23,6% nos depósitos até 30 dias que realizem tanto pessoas físicas como jurídicas de até 1 milhão de pesos (cerca de R$ 360 mil).

O denominado "dólar blue" ou "paralelo" tocou nesta terça-feira um novo máximo na Argentina, de 15,10 pesos por unidade, 65% acima da cotação da moeda americana no mercado formal, ao qual os argentinos têm o acesso restrito desde o final de 2011.

Aerolíneas Argentinas cancela 242 voos neste mês