19 eventos que comprovam como os investidores agiam de forma irracional em 1999
SÃO PAULO - Uma empresa pouco conhecida do mercado brasileiro deu o que falar nos últimos dias. As ações da farmacêutica canadense Aquinox disparam 1.114% em 6 pregões, trazendo à tona a muitos investidores casos conhecidos de bolhas nos mercados acionistas nos últimos anos.
Para mostrar como estamos longe de casos bem conhecidos, como da exuberância irracional que tomou conta das bolsas americanas no final de 1999 com a bolha da Internet, o site MarketWatch preparou uma lista com eventos que comprovam isso.
Confira abaixo os 19 eventos que realmente aconteceram em 1999 e compravam a exuberância irracional que tomou conta dos investidores (bem, alguns deles).
19 - O Yahoo! valia mais do que a Berkshire Hathaway
O Yahoo! valia próximo a US$ 100 bilhões em 1999, mais do que a Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, o que levou a revista Barron's a questionar naquela época: "O que está errado, Warren?".
Para efeitos de comparação, atualmente, a Berkshire é avaliada no mercado em cerca de US$ 350 bilhões, ou US$ 320 bilhões a mais do que o Yahoo!.
18 - Whoopi Goldberg promoveu o Flooz
O Flooz, lançada em 1999, tinha como finalidade introduzir uma nova moeda na Internet, que seria usada pelos consumidores em suas compras em varejistas online, sendo um produto substituto do cartão de crédito. A companhia conseguiu captar US$ 35 milhões junto à uma empresa de venture capital, mas devido à ausência de uma estratégia competitiva, acabou indo à falência em 2001. Na época, quem apresentou a companhia foi a atriz Whoopi Goldberg.
Uma empresa similar, a Beenz.com, levantou cerca de US$ 100 milhões de um grupo de investidores que incluíam Larry Ellison, da Oracle.
17 - Tiveram 477 IPO's em 1999
Naquele ano, 477 empresas abriram seu capital no mercado americano. Nos 4 anos que antecederam o fim de dezembro de 1999, um total de 1.908 empresas fizeram IPO's (Initial Public Offering) no País. Poucos anos depois, o número caiu em 90%. Em 2003, apenas 63 abriram capital por lá.
Das ofertas feitas em 1999, 78% vieram do setor de tecnologia, sendo que 76% não não eram rentáveis.
16 - IPO's geraram US$ 66 bilhões em receitas
Naquele ano, IPO's geraram US$ 66 bilhões em receitas, mas deixaram outros US$ 37 bilhões sobre a mesa após a contabilização de seus primeiros dias de negociação.
15 - Webvan levantou US$ 375 milhões
A Webvan, empresa cuja meta ambiciosa era revolucionar o ramo das mercearias, com o uso da internet, vendeu 25 milhões de ações por US$ 15,00 no mercado, dando um valuation de cerca de US$ 4,8 bilhões.
No prospecto do IPO da companhia, no entanto, citava riscos severos em colocar dinheiro no negócio, entre eles: um complexo e não comprovado sistema de negócio; falta de clientes suficientes, pedidos, vendas e fluxo de caixa; e falta de aceitação generalizada da internet como meio de compra de marcenarias e outros produtos.
14 - E-Stamp.com e OurBeginning.com compraram espaços publicitários no Super Bowl
Além de mais outras 12 empresas pontocom, incluindo Pets.com e LastMinuteTravel.com, lembrando que 30 segundos de publicidade no Super Bowl custava cerca de US$ 2,2 milhões em janeiro de 2000.
13 - A DrKoop.com abriu capital
Em 1997, a DrKoop.com lançou um dos primeiros websites de publicações de conteúdos ligados à saúde. Dois anos depois, a empresa abriu capital, levantando US$ 89 milhões no IPO, depois que a ação subiu rapidamente de US$ 9,00 para US$ 45,75.
A companhia, claro, entrou em falência, e hoje seu domínio não existe mais.
12 - Marc Andreessen endossava um comercial da Miller Lite
Antes de se tornar famoso como um dos principais capitalistas de risco do mundo, Andreessen foi co-fundador da Netscape. O status de estrela do rock concecida às suas pontocom's foi o suficiente para o colocar em um comercial da Miller Lite ao lado de Norm Macdonald.
11 - Analistas de tecnologia estavam completamente insanos
A euforia com os IPOs bilionários e um interminável fluxo de caixa gerado por uma série de analistas aparentemente brilhantes em tecnologia. Em retrospectiva, no entanto, os "insights" que eram oferecidos esperavam apenas um "valor de diversão".
10 - Linux subiu 698% no IPO
Um dos IPOs mais bem sucedidos naquele ano foi o da VA Linux, fabricante de computadores com sistema operacional Linux instalado. Quando a companhia foi a público, em dezembro de 1999, o preço da sua ação subiu para mais de US$ 300 naquele dia, antes de terminar o dia a US$ 239,25.
9 - A Microsoft valia US$ 606 bilhões...
... com US$ 19 bilhões em vendas anuais. Hoje, a companhia vale cerca de US$ 374 bilhões (com uma receita mais imponente, de US$ 87 bilhões).
8 - MapQuest abriu capital
Depois de ser desmembrada da RR Donnelly & Sons, em 1994, a MapQuest se tornou um sucesso on-line em meados dos anos 90. Em 1998, a empresa gerou quase US$ 25 milhões em receita, e decidiu ir a público em 1999.
7 - A Pets.com apareceu no "Good Morning America"
A Pets.com se tornou um dos colapsos mais memoráveis da bolha pontocom. Os EUA estavam tão envolvidos no mundo das ações de tecnologia que o mascote da empresa, um fantoche que carregava um microfone, apareceu nos programas "Good Morning America" e "Live With Regis e Kathie Lee". O boneco também apareceu no desfile do feriado do Dia de Ação de Graça e estrelou o comercial do Super Bowl.
6 - O Yahoo! comprou Broadcast.com por US$ 5,7 bilhões
Mark Cuban se tornou um bilionário em 1999 quando o Yahoo! comprou a Broadcast.com por US$ 10.000 por usuário. Hoje, o site da companhia é redirecionado para a página do Yahoo!.
5 - O Yahoo! comprou a GeoCities por US$ 3,6 bilhões
O Yahoo! não parou com a Broadcast.com e comprou a GeoCities, que depois foi fechada em 2006 nos EUA. O serviço ainda é disponível no Japão.
4 - A Mail.com e Phone.com abriram capital
E depois a MP3.com, Garden.com e China.com.
A cantora Alanis Morissette foi uma das primeiras investidoras na MP3.com, colocando mais de US$ 217 mil na empresa. Quando a ação estreou na Bolsa, alcançando US$ 105 no primeiro dia, as ações da cantora valiam próximo de US$ 35 milhões.
Apesar da MP3.com ter fracassado, a Alanis não ficou de mãos abanando. Segundo a SEC (a CVM americana), ela embolsou pelo menos de US$ 2 milhões com a venda de suas ações no ano 2000.
3 - FreeInternet.com lançou o Baby Bob
Para competir com a NetZero, a FreeInternet.com foi lançada como um provedor de serviço de Internet em 1999. A empresa perdeu US$ 19 mil naquele ano, mas em meados de 2000 tinha 3,2 milhões de usuários registrados e foi o quinto provedor de serviço de Internet do País. A empresa ficou mais conhecida por seu porta-voz na televisão Baby Bob. Incrivelmente, a companhia assinou um acordo com a CBS para criar o primeiro piloto estrelado por Baby Bob.
2 - O Kiss tocou na iBASH'99
Pouco depois de garantir US$ 20 milhões em financiamento, a empresa de distribuição de vídeo na web Pixelon gastou US$ 16 milhões para sediar uma festa de lançamento no hotel MGM em Las Vegas. O evento, chamado iBASH'99, contou com a performance do Kiss.
1 - Warren Buffett comprou a Jordan's Furniture
Pelo menos um investidor estava fora do Vale do Silício em 1999. O grande alarde de Warren Buffett, o oráculo de Omaha, naquele ano era a compra da empresa de móveis Jordan's Furniture, que ainda hoje está vendendo móveis.
Em sua carta aos acionistas em 1999, Buffett explicou sua estratégia diferenciada de muitos do mercado naquele momento: "Nós não compramos ações de empresas de tecnologia, embora compartilhemos a visão geral de que nossa sociedade será transformada por seus produtos e serviços. Nosso problema é que não temos insights sobre quais os participantes no campo da tecnologia possuem vantagens competitivas verdadeiramente duráveis".
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