IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confira 3 dicas para os jovens investidores ganharem mais

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

01/09/2015 13h45Atualizada em 04/09/2015 19h09

SÃO PAULO – Quando se está com 20 e poucos anos existe uma oportunidade excepcional de crescimento de patrimônio e de poupança para a aposentadoria. Como pontua Dan Moskowitz, jornalista americano do site Investopedia, não será um caminho fácil e tomará algum tempo, mas é de "grão em grão que a galinha enche o papo".

Abaixo estão reunidos três pontos importantes que todos os jovens investidores devem seguir para dar início a sua vida no mercado financeiro, segundo Moskowitz.

Ações small caps

Aplicar em ações de small caps (empresas pequenas) oferece um potencial de valorização muito maior do que as empresas de médio e grande porte. E, com o tempo trabalhando a favor, se houver alguma perda será possível recuperar. Por isso, os jovens devem olhar com atenção para o investimento em renda variável com foco em longo prazo, buscando principalmente oportunidades com maior potencial de retorno.

Diversificação

Mas é claro que investir em small caps não é a única alternativa para investidores iniciantes. É preciso balancear o portfólio com ações de outras empresas e também com fundos e aplicações mais conservadores de renda fixa. Para dar início a esse portfólio e diversificar da maneira correta, contar com a ajuda de um profissional pode ser um bom ponto de partida.

Invista em você

“Se ainda não foi para a universidade, é bom considerar a ideia”, explica Dan. Ele acredita que se há uma universidade específica em mente, as chances de obter sucesso são muito maiores. “Escolha algo que você ame e afie suas habilidades na área. O ponto é que, todo dinheiro que você acumular durante a sua vida vai ser gerado por sua carreira; dessa forma, ao trabalhar com algo que gosta e que gera renda, o capital para os investimentos será ainda maior”, conclui Moskowitz.