IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sebrae-SP promove semana do empreendedor individual em todo estado

Do Uol, em São Paulo

24/06/2013 16h56

Entre 1º e 6 de julho, o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) realiza a Semana do MEI (Microempreendedor Individual), que visa capacitar profissionais formalizados e incentivar trabalhadores que queiram sair da informalidade.

O evento, que ocorre em todo o Brasil, tem como meta contribuir para a sustentabilidade desses negócios por meio da capacitação dos empresários. Em 2013, o Sebrae-SP já atendeu 140 mil MEIs paulistas, dos quais 4000 participaram de seminários de aprimoramento técnico.

“Só formalizar o negócio não garante seu sucesso. É preciso que os empreendedores busquem capacitação para fortalecer a empresa. A concorrência é grande e só sobrevive no mercado quem estiver preparado para enfrentar os desafios”, afirma Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.

Durante a mobilização, os empresários poderão participar de oficinas e palestras do programa SEI (Sebrae para Empreendedores Individuais), que trata de temas como controle de gastos e formação de preços, além de receber consultorias sobre gestão dos negócios nos 134 postos de atendimento espalhados pelo estado.

Na capital paulista, serão distribuídos gratuitamente kits de estudo e cartilhas em 31 CATs (Centros de Apoio ao Trabalho) em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho.

Segundo projeções do Sebrae, o  número de MEIs no Brasil ultrapassará a marca das micros e pequenas empresas (MPE) em 2014: serão 4,3 milhões de MEIs contra 4,2 milhões de MPEs.

“O microempreendedor individual trouxe ao profissional autônomo a oportunidade de conquistar cidadania e regularizar gratuitamente seu pequeno negócio”, observa Caetano.

Criada em 2008, a Lei do Microempreendedor Individual permite que o trabalhador informal se legalize e passa a ter benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria. Para ser um MEI, é necessário faturar no máximo R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

Algumas categorias que se enquadram no MEI: mecânicos, feirantes, artesãos, eletricistas, doceiras, pipoqueiros, costureiras, barbeiros, manicures, entre outros.

A programação completa da Semana do Microempreendedor Individual em São Paulo está disponível em: http://sebr.ae/sp/5_semana_mei