IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pininfarina, estúdio que desenha a Ferrari, cria prédio de luxo em SP

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

07/02/2014 06h00

O escritório de design italiano Pininfarina, conhecido por fazer projetos para marcas como Ferrari, Maserati e Rolls Royce, é responsável pela criação de um prédio residencial de luxo em São Paulo.

O projeto, que será lançado no fim do primeiro semestre deste ano, é resultado de uma parceria feita pelo escritório com a incorporadora brasileira Cyrela Brazil Realty.

O prédio terá 92 apartamentos, entre eles quatro coberturas duplex, e será erguido na rua Fiandeiras, na Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo. Está localizado a 100 metros da avenida Brigadeiro Faria Lima e perto dos shopping centers Vila Olímpia e JK Iguatemi.

Os apartamentos comuns têm cerca de 50m² de área e serão entregues sem divisões. Detalhes do projeto ainda são mantidos em segredo. A reportagem teve acesso a imagens iniciais da fachada do prédio, que tem aspecto ondulado e varandas amplas, mas ainda deve passar por ajustes. Não foi permitido fotografar o esboço.

Público-alvo são clientes de altíssima renda

A pouca metragem não significa que o produto será destinado à classe média. Os preços ainda não foram divulgados, mas a ideia é atrair clientes de altíssima renda.

"Esse é um tipo de produto em que o preço não é um ponto importante para a decisão de compra. É como um objeto de arte, um patrimônio que é passado de geração para geração", diz Efraim Horn, diretor de negócios da Cyrela Brazil Realty.

Horn diz que o público-alvo são executivos e casais jovens e sem filhos. Um público restrito e que demanda produtos bem elaborados, segundo ele.

"A gente não quer dar para essa pessoa um cubículo de 20m² para servir de locação temporária, mensal ou por seis meses. Daremos a essas pessoas a oportunidade de morarem em ambientes amplos, mesmo não sendo apartamentos de 100m²", diz o executivo.

Imóveis pequenos têm sido tendência no mercado imobiliário brasileiro nos últimos anos. Recentemente, uma construtora lançou, também na capital paulista, um prédio com apartamentos de 19m², considerados os menores do país.

Projetos de design premiados pelo mundo

Além de ter desenhado diversos modelos de carros de luxo, o estúdio Pininfarina também assina criações de móveis, acessórios e outros projetos arquitetônicos pelo mundo, entre eles um em Balnerário Camboriú (SC).

Outros dois projetos foram premiados: os residenciais de luxo Millecento, Beach Walk (ambos em Miami, nos Estados Unidos) e Ferra (em Cingapura). O escritório também foi responsável pelo projeto do estádio da Juventus em Turim, na Itália.

No caso do projeto brasileiro, chamado de Cyrela by Pininfarina, o escritório assina a fachada, o lobby e a garagem do edifício. "Nós acreditamos que a estética tem o mesmo nível de importância da funcionalidade e da engenharia", diz Paolo Trevisan, gerente de marketing da Pininfarina.

Algumas adaptações, no entanto, foram feitas no projeto para que ele atendesse melhor à demanda do público brasileiro.

"Em Nova York, você encontra prédios na Quinta Avenida com 20 apartamentos por andar, e nem por isso eles deixam de ser imóveis de luxo. No Brasil, o consumidor gosta de um pouco mais de privacidade e silêncio. Por isso o prédio tem apenas quatro apartamentos por andar e cada elevador social atende a duas unidades", diz Efraim Horn, da Cyrela.

"A gente sabe que esse brasileiro tem a vida muito particular e não necessariamente quer se expor, nem para as outras pessoas do prédio."