Bolsas

Câmbio

Em Porto Alegre, Dilma diz que governo mantém controle da inflação

Do UOL, em São Paulo

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (11) que o governo mantém sistematicamente o controle da inflação. Ela afirmou que o governo está de olho, mesmo quando há impacto no índice devido à alta nos preços de alimentos, por causa de seca ou chuva.

"Nós mantemos sistematicamente um controle da inflação", disse Dilma. Em relação aos problemas climáticos que afetaram os preços dos alimentos, Dilma ressaltou que o fenômeno é momentâneo.

A presidente disse ainda, durante inauguração de estação de tratamento de esgoto em Porto Alegre, que o governo reduziu impostos, principalmente na folha de pagamento, para melhorar a produtividade e investiu em infraestrutura.

Preços subiram 0,92% em março

A inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor - Amplo), fechou março em alta de 0,92%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Trata-se da maior inflação para março desde 2003, quando o IPCA teve alta de 1,23%. Nos últimos 12 meses, alta acumulada dos preços é de 6,15%.

A meta do governo é manter a alta dos preços em 4,5% ao ano, mas há tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, variando de 2,5% a 6,5%).

Notícias relacionadas



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos