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Você é um comprador compulsivo? Teste online ajuda a descobrir

Do UOL, em São Paulo

21/05/2014 06h00

Comprar produtos desnecessários, em quantidade exagerada e sem planejamento pode representar não só um problema financeiro, mas também de saúde. O consumo compulsivo, também chamado de oniomania, está relacionado a transtornos do impulso e tem tratamento médico.

Um teste elaborado pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e pela empresa de avaliação de crédito Serasa Experian ajuda o consumidor a descobrir se tem esse tipo de patologia.

O teste, disponível na internet, propõe que o consumidor pense em suas compras mais recentes. A partir daí, ele deve responder a algumas questões, como se tem o hábito de comprar apenas o que precisa ou se fez uma pesquisa prévia de preços.

O resultado não é um diagnóstico médico (que deve ser dado apenas em consultório), mas ajuda o consumidor a descobrir se faz planejamento suficiente e tem controle sobre suas atitudes de compra.

"É fundamental fazer uma reflexão sobre o nosso comportamento de consumo, se o produto é realmente necessário e se o valor dele cabe no nosso orçamento. Também é importante envolver toda a família na definição das prioridades do ano, e ser transparente quando for necessário o corte de gastos", diz a superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin.

Dependentes de compras, amor, jogos e internet

A psicóloga Tatiana Zambrano Filomensky, coordenadora do grupo de tratamento a compradores compulsivos do Instituto de Psiquiatria do HC, afirma que a oniomania faz parte do grupo dos transtornos do impulso, no qual também se enquadram jogadores patológicos, dependentes de internet e pessoas que sofrem de amor patológico.

"A doença é desencadeada por questões emocionais que são percebidas pelo indivíduo como negativas ou frustrantes", diz a psicóloga.

Segundo ela, quem sofre desse problema busca, por meio da compra, o alívio para essas emoções. "Mas o prazer conquistado com a compra é momentâneo e dá lugar à vergonha e à culpa, principalmente quando o comprador compulsivo contabiliza prejuízos financeiros, pessoais e de relacionamento provocados pelo descontrole."