IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Três vinhos brasileiros estão em lista dos 100 melhores do mundo

Aurora Espumante Moscatel, Aurora Reserva Merlot 2011 e Garibaldi Espumante Moscatel - Divulgação
Aurora Espumante Moscatel, Aurora Reserva Merlot 2011 e Garibaldi Espumante Moscatel Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/07/2014 16h05

Três vinhos brasileiros fazem parte de uma lista dos 100 melhores do mundo feita pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ).

Os produtos nacionais escolhidos foram o Aurora Espumante Moscatel (56º lugar), o Aurora Reserva Merlot 2011 (65º), ambos da vinícola Aurora, e o Garibaldi Espumante Moscatel  (97º), da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

O ranking é elaborado com base em 74 concursos mundiais de bebidas, como o Concours Mondial de Bruxelles e o International Wine Challenge. As pontuações dos vinhos variam de acordo com a importância relativa do concurso e a posição de cada rótulo dentro deles.

Quatro australianos estão entre os dez melhores

O topo da lista é ocupado pelo champanhe Charles Heidsieck Blanc des Millénaires 1995, da francesa Vranken Pommery Monopole Heidsieck.

Em segundo lugar, aparece um vinho argentino: Zemlia Himno Malbec Bicentenario 2010, da Bodega Zemlia de Las Casuarinas. A terceira posição é ocupada pelo australiano Taylors St Andrews Shiraz Clare Valley 2010 , da Taylors/Wakefield Wines Pty.

Entre os dez primeiros colocados, quatro rótulos são australianos e três, franceses. Argentina, Canadá e Espanha têm, cada um, um vinho entre os dez melhores.