IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Mercado mundial de luxo deve crescer até 6% em 2014, prevê consultoria

Do UOL, em São Paulo

25/07/2014 16h34

O mercado de produtos de luxo deve crescer de 4% a 6% em 2014 no mundo, segundo estudo realizado pela consultoria de negócios Bain & Company. 

O estudo conclui que, apesar de problemas na Europa e flutuações de câmbio ao redor do mundo, o crescimento das vendas deve ser positivo.

Segundo a Bain & Company, as vendas de produtos de luxo no Japão devem crescer de 9% a 11% em 2014. Isso porque a desvalorização da moeda fez com que o consumo interno se ampliasse, estimulando um crescimento recorde nos mercados locais.

Na Rússia, por outro lado, há previsão de uma queda entre 4% e 6% no ano, diante da instabilidade política e dos problemas econômicos do país.

Nas Américas, o destaque fica para os Estados Unidos, que deve ter um crescimento considerável tanto entre consumidores locais como turistas. No Brasil, no entanto, o ritmo de crescimento tem diminuído.

Assim, o crescimento projetado nas Américas ficou entre 4% e 6%. A consultoria não divulgou dados específicos do Brasil.

Esse é o mesmo crescimento projetado para a Europa, apesar de a economia regional não estar em seu melhor momento.

A categoria de acessórios de luxo deve puxar o crescimento desse mercado no mundo, seguida pela de joias e pela de relógios. Roupas e produtos de beleza, segundo a consultoria, terão um crescimento mais modesto.