IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresas vendem pão, churrasco, doce mineiro e cachaça por assinatura

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

02/10/2014 20h44

Os serviços de assinaturas de produtos, que surgiram no país nos últimos anos, continuam atraindo empresas brasileiras, apesar do fracasso em alguns segmentos, 

Atualmente, é possível pagar mensalidade para receber em casa carne de churrasco, pãozinho, lâmina de barbear e produtos típicos de Minas Gerais, como cachaças e doces.

O Home Shave Club (www.homeshave.com.br) é um clube de assinaturas de lâminas e aparelhos de barbear. O plano mais barato custa R$ 8 por mês e dá direito a quatro aparelhos descartáveis com duas lâminas cada. O mais caro sai a R$ 28 e vem com aparelho recarregável, quatro cargas e seis lâminas.

A Sociedade da Carne (www.sociedadedacarne.com.br) é um clube de assinaturas de carnes especiais para churrasco. A cada mês, o cliente recebe um kit de 2, 4 ou 6 kg com um corte específico selecionado por um especialista do site.

Cada quilo sai, em média, a R$ 49,90, o que faz os planos variarem de R$ 99,90 a R$ 299,40. A entrega é feita em toda Grande São Paulo (incluindo a capital).

Compota de Minas e pão francês

A empresa Pão To Go (www.paotogo.com.br), franquia de padarias drive thru, oferece o serviço de assinatura de pãozinho. Por R$ 59,90 mensais, o cliente recebe em casa quatro pães franceses por dia (incluindo fins de semana e independentemente da quantidade de dias que o mês tiver).

A assinatura está disponível nas dez unidades que da marca no país, a maioria no interior de São Paulo (não há loja na capital). Informações sobre as unidades podem ser obtidas por e-mail (contato@paotogo.com)

Quem gosta da culinária mineira pode receber em casa, todo mês, um kit com doces, compotas, geleias, queijos, licores e cachaças, entre outros produtos. A assinatura é oferecida pela empresa Oh! Minas (www.ohminas.com.br) para todo o país.

São três pacotes diferentes (um com bebida alcoólica, outro sem nada alcoólico e outro só com doces) com mensalidade de R$ 69,90.

Diferenciais são comodidade e curadoria

Os serviços de assinatura chegaram ao Brasil há poucos anos, mas alguns não foram adiante. A Shoes 4 You, que nasceu como uma empresa de assinatura de sapatos, hoje funciona como uma vitrine virtual de roupas e acessórios.

Os sites Glossy Box, de cosméticos, e Cueca em Casa (roupas íntimas masculinas) saíram do ar.

Para o professor Marcelo Pimenta, do Centro de Inovação e Tecnologia da ESPM, muitas empresas não dão certo porque o custo operacional desse tipo de serviço é alto. Como o cliente só vê o produto depois da entrega (e, em alguns casos, ele nem sabe o que será enviado), os pedidos de troca são comuns.

Pimenta diz que só dão certo as empresas que apostam em dois tipos de cliente: o que quer comodidade para comprar produtos de uso contínuo (que não precisam ser analisados ou escolhidos previamente) e o que confia num bom trabalho de curadoria (a seleção feita por especialistas, oferecida por alguns sites).

"Para o consumidor que tem um hobby, como tomar vinho ou cerveja e preparar carne, a curadoria dada por essas empresas é importante, faz com que ele conheça coisas diferentes", afirma.