IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Prévia' do PIB tem queda de 0,16% em julho, mas sobe 1,31% em um ano

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

13/09/2019 09h06Atualizada em 13/09/2019 10h21

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" informal do PIB (Produto Interno Bruto), registrou queda de 0,16% em julho, em relação a junho, informou o Banco Central hoje. Foi o pior resultado para o mês nesse tipo de comparação em três anos --em julho de 2016 caiu 0,23%.

Na comparação com julho do ano passado, o indicador subiu 1,31%. No acumulado de 12 meses, o IBC-Br registrou crescimento de 1,07%.

Dado contrasta com indicadores positivos

A queda do índice em julho sobre junho contrasta com alguns indicadores mais positivos no começo do terceiro trimestre. Na véspera, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que a atividade no setor de serviços do Brasil teve o melhor julho desde 2011.

Também nesta semana, o instituto reportou que as vendas no comércio tiveram o melhor mês de julho em seis anos.

Em ambos os casos, porém, analistas do IBGE destacaram que uma recuperação consistente ainda é dúvida, devido ao elevado nível de desemprego e ao ritmo lento da atividade como um todo.

Governo aumenta previsão para o PIB

Nesta semana, o governo subiu sua projeção para o crescimento da economia este ano de 0,81% para 0,85%.

A última pesquisa Focus, feita semanalmente pelo Banco Central junto a uma centena de economistas, mostrou que a estimativa para o PIB ano é de crescimento de 0,87%, indo a 2,07% em 2020.

IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE.

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(Com Reuters)

O que o PIB tem a ver com a sua vida?

UOL Notícias