Governo reduz previsão para inflação a 3,6% e vê PIB crescer 0,85% em 2019
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia reduziu a estimativa para a inflação até dezembro, de 3,8% para 3,6%, e aumentou a previsão de crescimento da economia em 2019 para 0,85% --antes, a projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) era de 0,81%. Os dados fazem parte do Boletim Macrofiscal publicado hoje.
O governo chegou a publicar que a previsão do PIB neste ano seria de 0,8%, mas corrigiu o dado durante entrevista coletiva a jornalistas.
Segundo a publicação, o governo espera uma recuperação da atividade econômica a partir de setembro, diante da redução da taxa básica de juros (Selic), da elevação da confiança de empresários e consumidores, além da liberação de saques das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
A secretaria ainda alertou que o cenário externo, com uma disputa comercial entre Estados Unidos e China, reduziu as projeções de crescimento mundial para 2019 e para o próximo ano.
Essa situação ruim no exterior, na avaliação do governo, se soma a baixa produtividade interna e reduz o crescimento potencial do Brasil. Para a equipe econômica esses pontos são os maiores riscos à economia brasileira, além da situação fiscal com seguidos rombos nas contas públicas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.