IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB do Japão anima investidores na Ásia, mas Nikkei cai

16/05/2013 07h43

Por Ian Chua

SYDNEY, 16 Mai (Reuters) - A maioria dos mercados acionários asiáticos subiu nesta quinta-feira, após sólidos dados de crescimento no Japão melhorarem o sentimento, apesar de o índice Nikkei ter caído.

Às 7h35 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,3%, enquanto as ações sul-coreanas tiveram alta de 0,79%.

"O mercado está dando a volta, uma vez que está crescendo o otimismo de que os esforços de governos locais, incluindo o da Coreia do Sul, para estimular a economia vão compensar", afirmou o analista de mercado do Tong Yang Securities Lee Jae-mahn.

O Nikkei, no entanto, caiu 0,39% depois de ter atingido uma nova máxima em cinco anos e meio. Ainda assim, o índice já subiu quase 44% até agora no ano.

"O ritmo da alta tem sido muito rápido. É uma correção saudável", afirmou o estrategista do Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities Norihiro Fujito sobre o Nikkei.

A economia japonesa cresceu 0,9% no primeiro trimestre, o ritmo mais rápido em um ano, superando expectativas de expansão de 0,7%.

O mercado teve leve alta de 0,17% em Hong Kong, a Bolsa de Taiwan subiu 0,86%, enquanto o índice referencial de Xangai avançou 1,21%. Cingapura ganhou 0,31% e Sydney fechou com desvalorização de 0,5%.

(Reportagem adicional de Ayai Tomisawa em Tóquio, Jungyoun Park em Seul e Masayuki Kitano em Cingapura)