Lenovo compra negócio de servidores da IBM na maior aquisição de TI da China
PEQUIM, 23 Jan (Reuters) - O grupo Lenovo, maior fabricante de PCs do mundo, fechou acordo para comprar a unidade de servidores da IBM em um negócio esperado há muito tempo e avaliado em US$ 2,3 bilhões, a maior aquisição já feita por uma empresa de tecnologia chinesa.
A Lenovo irá pagar US$ 2,07 bilhões em dinheiro e o restante em ações da fabricante de computadores com sede em Pequim, disse a empresa em um comunicado à Bolsa de Hong Kong nesta quinta-feira.
O acordo ultrapassa a aquisição pela Baidu da 91 Wireless, anteriormente detida pela NetDragon Websoft, por US$ 1,84 bilhão no ano passado, segundo dados da agência de notícias Thomson Reuters, e destaca o crescimento das empresas de tecnologia do país conforme elas avaliam a expansão internacional.
A aquisição irá permitir à Lenovo diversificar sua receita além do segmento em dificuldades de PCs e remodelar-se como uma força crescente em dispositivos móveis e servidores de armazenamento de dados.
A venda permite à IBM se livrar de seu negócio de margens baixas x86, que vende servidores menos poderosos e mais lentos do que as ofertas de maior margem da empresa, e focar na mudança para software e serviços mais rentáveis.
A aquisição pela Lenovo dos negócios ThinkPad PC da IBM em 2005 por US$ 1,75 bilhão tornou-se o trampolim para a empresa chegar ao topo do ranking mundial de fabricantes de PCs.
O mercado aposta que a Lenovo terá um sucesso similar com a sua nova aquisição, o que é parcialmente refletido na valorização de 9,44% nas suas ações neste ano.
(Por Paul Carsten)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.