Vendas da Barbie caem 21% no trimestre e fabricante amarga queda no lucro
(Reuters) - A receita da Mattel caiu pelo quarto trimestre consecutivo, com a procura por suas bilionárias marcas Barbie e Fisher-Price recuando ainda mais, aumentando a pressão sobre a fabricante de brinquedos em meio à proximidade da temporada de compras de fim de ano.
As ações da Mattel chegaram a cair até 6% depois de a empresa dizer que as vendas mundiais de Barbie caíram 21% no terceiro trimestre, e as vendas da Fisher-Price, de brinquedos pré-escolares, recuou 16%.
A Barbie fez sua estreia em 1959, distinguindo-se no mercado de massa para bonecas com sua silhueta semelhante a de modelos.
Agora, as crianças estão desejando brinquedos eletrônicos, como tablets e relógios, e bonecas baseadas no sucesso de animação da Disney "Frozen".
"É evidente que temos trabalho a fazer à medida que entramos no quarto trimestre", disse o presidente-executivo Bryan Stockton em um comunicado.
As vendas da icônica boneca vêm caindo há quase três anos e outras bonecas da Mattel, como Monster High e American Girl, não conseguiram compensar o declínio da Barbie.
As vendas líquidas da Mattel no terceiro trimestre caíram 8,4%, para US$ 2,02 bilhões.
O lucro líquido caiu 21,5%, para US$ 331,8 milhões, ou US$ 0,97 por ação. Excluindo itens, a companhia teve lucro de US$ 0,98 por ação.
(Por Shailaja Sharma em Bangalore)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.