Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Vendas da Barbie caem 21% no trimestre e fabricante amarga queda no lucro

Divulgação
Imagem: Divulgação

16/10/2014 12h19Atualizada em 16/10/2014 12h29

(Reuters) - A receita da Mattel caiu pelo quarto trimestre consecutivo, com a procura por suas bilionárias marcas Barbie e Fisher-Price recuando ainda mais, aumentando a pressão sobre a fabricante de brinquedos em meio à proximidade da temporada de compras de fim de ano.

As ações da Mattel chegaram a cair até 6% depois de a empresa dizer que as vendas mundiais de Barbie caíram 21% no terceiro trimestre, e as vendas da Fisher-Price, de brinquedos pré-escolares, recuou 16%.

A Barbie fez sua estreia em 1959, distinguindo-se no mercado de massa para bonecas com sua silhueta semelhante a de modelos.

Agora, as crianças estão desejando brinquedos eletrônicos, como tablets e relógios, e bonecas baseadas no sucesso de animação da Disney "Frozen".

"É evidente que temos trabalho a fazer à medida que entramos no quarto trimestre", disse o presidente-executivo Bryan Stockton em um comunicado.

As vendas da icônica boneca vêm caindo há quase três anos e outras bonecas da Mattel, como Monster High e American Girl, não conseguiram compensar o declínio da Barbie.

As vendas líquidas da Mattel no terceiro trimestre caíram 8,4%, para US$ 2,02 bilhões.

O lucro líquido caiu 21,5%, para US$ 331,8 milhões, ou US$ 0,97 por ação. Excluindo itens, a companhia teve lucro de US$ 0,98 por ação. 

(Por Shailaja Sharma em Bangalore)