IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BNDES passa a publicar dados sobre empréstimos

02/06/2015 17h44

BRASÍLIA, 2 Jun (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passou a publicar nesta terça-feira (2) em seu website informações sobre contratos domésticos e de exportação firmados com 43 países, preservando dados protegidos por sigilo bancário.

"Queremos cumprir todas as regras relativas a lavagem de dinheiro e relacionadas a corrupção", disse a jornalistas o presidente da instituição, Luciano Coutinho.

A decisão de abrir os dados ocorre após a imprensa veicular informações de que a instituição usa recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para financiar empreiteiras no exterior e de persistentes desconfianças no Congresso Nacional sobre condições dos empréstimos.

"Estamos desejosos de prestar informações ao Congresso e aos órgãos de controle", disse Coutinho.

Segundo ele, as operações com recursos do FAT fora do país são permitidas por lei e com verbas do FAT Cambial, corrigido pela taxa Libor.

De imediato, foram disponibilizadas informações sobre contratos de exportação de 2007 a 2015 que somam US$ 11,9 bilhões, além de dados de 1753 contratos firmados no mercado doméstico que totalizam R$ 320 bilhões.

Posteriormente, o BNDES pretende abrir dados de contratos anteriores a essas datas, incluindo dados sobre beneficiários, natureza dos contratos, taxas de juros cobradas, prazo dos créditos e garantias oferecidas.

A exceção serão itens resguardados por sigilo bancário, como situação financeira dos tomadores, níveis de alavancagem e de endividamento, além da estratégia comercial.

(Por Luciana Otoni)