IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aneel homologa leilão de transmissão de Belo Monte e pede esforço contra atraso

18/08/2015 10h37

SÃO PAULO (Reuters) - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou nesta terça-feira o resultado do leilão em que a estatal chinesa State Grid arrematou a concessão para construir o segundo linhão de transmissão que escoará a energia da hidrelétrica de Belo Monte do Pará para a região Sudeste.

A aprovação do resultado foi realizada na data estimada pelo cronograma do leilão e, de acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, representou um esforço do órgão regulador para ajudar a empresa a cumprir o prazo estimado para a operação do sistema de transmissão.

"Temos que fazer nossa parte, dado que o prazo é apertado para esse empreendimento. À medida em que se assine o contrato, a bola passa para o campo da State Grid", disse Rufino.

O diretor-geral da Aneel destacou que o linhão tem grande importância por estar ligado a um grande empreendimento, a hidrelétrica de Belo Monte, que terá 11,2 mil megawatts em capacidade instalada e será a terceira maior usina de energia do país, atrás apenas de Itaipu e Tucuruí.

"Por isso cabe ressaltar a responsabilidade do agente de não deixar ter atraso no cronograma", apontou Rufino.

O linhão, que será construído em ultra alta tensão, terá 2,5 mil quilômetros e atravessará cinco Estados brasileiros. Orçado em 7 bilhões de reais, o empreendimento deverá estar concluído 50 meses após a assinatura do contrato, prevista para ocorrer em 2 de outubro.

(Por Luciano Costa)