Banco Itaú reduz para 1% projeção de alta do PIB em 2017
SÃO PAULO, 13 Jan (Reuters) - O Banco Itaú diminuiu para 1 por cento a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, ante 1,5 por cento anteriormente, de acordo com relatório divulgado nesta sexta-feira.
O banco justificou a mudança por causa de dados mais fracos da atividade econômica no quarto trimestre de 2016. O Itaú passou a ver uma retração de 0,6 por cento nos últimos três meses do ano passado. Antes, a previsão era de estabilidade.
"Tudo o mais constante, a herança estatística passará de -0,4 por cento para -0,8 por cento, ou seja, um impacto de 0,4 ponto percentual no crescimento de 2017", informou o banco em relatório.
Apesar dos dados piores do que o esperado, o Itaú ressaltou que "os fundamentos seguem estáveis" e que a alta dos preços das commodities e a flexibilização da política monetária devem ajudar a economia a ter um crescimento moderado.
No relatório Focus, do Banco Central, os analistas consultados esperam um avanço bem mais modesto do PIB, de 0,5 por cento para este ano.
(Edição de Marcela Ayres)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.