IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Euro pode recuar 10% se Le Pen vencer disputa presidencial na França, diz JPMorgan

John Geddie e Patrick Graham

06/02/2017 14h02

LONDRES, 6 Fev (Reuters) - O euro pode cair rapidamente para um nível abaixo da paridade com o dólar e os custos de empréstimo da França podem saltar para 2% mais que os equivalentes alemães se a líder de extrema direita, Marine Le Pen, conquistar a Presidência da França em maio, de acordo com o banco JPMorgan.

Em uma nota aos clientes datada de sexta-feira (3), mas enviada para a mídia nesta segunda-feira (6), analistas do banco discutiram vários cenários após uma vitória de Le Pen em abril e maio.

"O euro e o petróleo têm uma queda forte com uma vitória de Le Pen: o euro pode cair cerca de 10 centavos para 0,98 dólar em algumas semanas, e o petróleo pode cair de 5% a 10%", apontou a nota.

"No cenário remoto de uma Presidência de Le Pen com o apoio do governo e do Parlamento, os títulos de 10 anos da Alemanha poderiam aproximar-se de zero ponto percentual e (o spread entre os rendimentos) dos títulos da França e da Alemanha de 10 anos da França e da Alemanha podem chegar a 2 pontos percentuais".