IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia brasileira crescerá menos neste ano, diz Meirelles

28/06/2017 14h46

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (28) que a economia brasileira crescerá menos do que o esperado neste ano e repetiu que, se necessário, haverá aumentos de impostos.

Meirelles disse a jornalistas, após participar de evento em São Paulo, que o PIB (Produto Interno Bruto) do país terá expansão de "um pouco menos" de 0,5% neste ano e que a projeção oficial será divulgada nas próximas semanas.

"A previsão para o PIB (deste ano) é um pouco menor do que 0,5%, mas certamente será positivo", afirmou ele.

O Brasil passou os últimos dois anos mergulhado em recessão e, agora, dá sinais de recuperação porém ainda não consistentes, em meio à intensa crise política que afetou o governo do presidente Michel Temer e alimentou temores de que o andamento das reformas trabalhistas e da Previdência no Congresso Nacional será afetado.

Meirelles disse ainda que a economia vai crescer cerca de 2% no quarto trimestre deste ano quando comparado com igual período de 2016, abaixo da estimativa anterior de 2,7%. "Será (um crescimento) acima de 2% ainda", afirmou ele.

Economistas preveem 0,39%

Na pesquisa Focus do Banco Central, que ouve uma centena de economistas todas as semanas, as estimativas são de crescimento do PIB de 0,39% e 2,1% neste ano e em 2018, respectivamente.

Diante desse cenário de menor expansão da atividade, que afeta a arrecadação e consequentemente as contas públicas do país, o ministro repetiu que, se for necessário, haverá aumento de impostos.

Um que está na mesa para análise é a Cide sobre combustíveis, que não precisaria do aval do Congresso para elevar a alíquota.

Meirelles afirmou novamente que a trajetória da inflação e da taxa de juros é de queda e, assim, o Banco Central está no "caminho certo".

(Reportagem de Thais Freitas)