IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guerra na Ucrânia pode 'alterar fundamentalmente' ordem econômica e política global, diz FMI

Reunião dos países-membros do FMI (Fundo Monetário Internacional, em Washington (DC), Estados Unidos - Getty Images
Reunião dos países-membros do FMI (Fundo Monetário Internacional, em Washington (DC), Estados Unidos Imagem: Getty Images

Andrea Shalal

Da Reuters

16/03/2022 08h20Atualizada em 16/03/2022 09h05

A invasão da Ucrânia pela Rússia afetará toda a economia global ao desacelerar o crescimento e aumentar a inflação, e pode remodelar fundamentalmente a ordem econômica global a longo prazo, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) na terça-feira.

Além do sofrimento humano e dos fluxos históricos de refugiados, a guerra está elevando os preços de alimentos e energia, incitando a inflação e corroendo o valor da renda, ao mesmo tempo em que afeta o comércio, as cadeias de suprimentos e as remessas em países vizinhos à Ucrânia, afirmou o FMI em um post em seu site.

Também está minando a confiança empresarial e provocando incertezas entre os investidores, o que reduzirá os preços dos ativos, apertará as condições financeiras e poderá desencadear saídas de capital de mercados emergentes, acrescentou.

"O conflito é um grande golpe para a economia global que prejudicará o crescimento e aumentará os preços", disse o FMI.

Autoridades do FMI já disseram que esperam reduzir a previsão anterior do Fundo de crescimento econômico global de 4,4% em 2022. No post de terça-feira, eles sugeriram que suas previsões de crescimento regional também seriam revisadas para baixo.

O FMI divulgará previsões atualizadas em 19 de abril.