IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guerra na Ucrânia teve impacto sobre projeção de crescimento do PIB, diz secretário de Guedes

A Secretaria de Política Econômica anunciou hoje uma redução da sua projeção para a alta do PIB deste ano para 1,5%, de 2,1% antes - SOPA Images / LightRocket via Getty Images
A Secretaria de Política Econômica anunciou hoje uma redução da sua projeção para a alta do PIB deste ano para 1,5%, de 2,1% antes Imagem: SOPA Images / LightRocket via Getty Images

Bernardo Caram

Em Brasília

17/03/2022 11h18

Os impactos econômicos negativos gerados pela guerra na Ucrânia já sensibilizaram a projeção do governo para o crescimento do Brasil, informou hoje o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Pedro Calhman.

"A projeção do PIB foi revisada para baixo em grande parte por fatores técnicos e estatísticos ligados aos números do PIB no passado, a guerra na Ucrânia também teve impacto", disse.

Calhman afirmou que as previsões para o crescimento global caíram e as condições financeiras ficaram mais restritivas, fatores agravados pelo conflito na Ucrânia. Segundo ele, as projeções também já incorporam o impacto da alta de commodities sobre a inflação.

O secretário ressaltou ainda que além do impacto já observado até o momento, a guerra será um fator de incerteza no resto deste ano.

A Secretaria de Política Econômica anunciou hoje uma redução da sua projeção para a alta do PIB deste ano para 1,5%, de 2,1% antes. Para 2023, a projeção foi mantida em 2,5%.

Segundo o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, o governo está adotando agora a mesma estratégia implementada durante a pandemia de covid-19, com adoção de medidas faseadas de resposta à crise a depender da evolução do cenário.

Em meio a estudos no governo para conceder subsídios diretos a combustíveis para amenizar alta de preços, o secretário Especial de Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, disse que a equipe econômica tem conseguido promover uma consolidação fiscal, destacando que é importante continuar nesse caminho.