IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Fiesp: Indústria paulista registra queda de 0,9% em maio ante abril

02/07/2014 17h55

A atividade da indústria paulista recuou 0,9% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal. O re sultado está no Indicador do Nível de Atividade (INA) divulgado hoje pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) , que prevê queda de 4,4% da atividade industrial do Estado neste ano. A retração é a pior da série histórica da pesquisa, com exceção de 2009, quando houve queda de 16,3%.

O diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, afirma que os números da indústria em junho podem apresentar "uma queda importante" graças aos feriados e paralisações ocorridas no transporte público no mês passado. "Nesse caso tivemos 12 dias úteis se contadas todas as paralisações, feriado, Copa e etc".

No levantamento de maio, a variável que mais puxou o índice para baixo foi o total de vendas reais da indústria, com uma queda de 3,8% com relação a abril. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) caiu para 79 % em maio contra 79,8% em abril.

Francini também diz que a queda do emprego, a baixa demanda pela qual passa o setor automotivo, sobretudo por parte da Argentina, e a falta de disposição em novos investimentos da indústria de máquinas e equipamentos continuam abatendo o desempenho da indústria paulista.

Setores

Entre os setores apurados pelo INA, a indústria automotiva apresentou queda de 3,4% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal. Também se destacou entre as baixas performances o segmento de máquinas e equipamentos, com queda de 1%. O recuo mais expressivo, no entanto, foi registrada pelo setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, de 6,4%.

Sensor

A percepção geral dos empresários com relação ao cenário econômico no mês de junho, medida pela pesquisa Sensor Fiesp, ficou estável em 47,2 pontos em junho, ante 47,4 pontos registrados em maio.