IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Chery abre fábrica em SP e prevê início de produção no último bimestre

28/08/2014 16h56

A Chery reuniu hoje imprensa, autoridades, concessionários e empresários do setor para celebrar a inauguração da primeira fábrica de uma montadora chinesa no Brasil. A produção em escala comercial, porém, só deve começar entre novembro e dezembro.

Até lá, a linha vai montar apenas algumas dezenas de carros que serão usados em testes de rodagem, cujo objetivo é certificar se os veículos nacionais da marca estão realmente preparados para as muitas vezes duras condições das estradas brasileiras.

Quem visitou hoje a nova fábrica da Chery em Jacareí, no interior paulista, viu um setor de montagem pronto, mas sem um veículo sequer na linha ou algum operário trabalhando - embora a empresa já tenha contratado 300 trabalhadores, sendo um terço deles ex-profissionais dispensados pela General Motors (GM) na vizinha São José dos Campos (SP).

A linha de soldagem também já está pronta, mas a cabine de pintura ainda não foi totalmente concluída. A Chery informa que a fábrica começa a funcionar em regime de pré-produção no mês que vem.

Primeiro, a montadora vai fabricar no local a nova geração do modelo compacto Celer. Já o subcompacto QQ - o carro mais barato do país, mesmo importado da China - soma-se à linha no segundo trimestre do ano que vem.