IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Dilma comanda videoconferência com governadores sobre combate ao zika

29/01/2016 11h26


A presidente Dilma Rousseff comanda na manhã desta sexta-feira, na sala nacional de coordenação e controle, uma ampla reunião e videoconferência com governadores de cinco Estados para discutir o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

Dilma vai discutir a epidemia de microcefalia e estratégias de combate ao mosquito e vai conversar com cinco governadores: Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, Luiz Fernando Pezão (PMDB), do Rio de Janeiro, Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, Ricardo Coutinho (PSB), da Paraíba e Rui Costa (PT), da Bahia. Ela concederá entrevista no final da reunião.

O Rio de Janeiro está na mira do combate ao mosquito porque vai sediar os Jogos Olímpicos em agosto. São Paulo participa porque tem a maior população do país, 44 milhões de pessoas, e a segunda maior incidência de dengue: 1.165 a cada 100 mil habitantes. Pernambuco foi escolhido porque tem o maior número de notificações de microcefalia em investigação ou confirmados (1.263) e a terceira maior incidência de dengue. A Paraíba porque já teve 74,3% dos imóveis visitados (maior taxa do país) e foi apontada como exemplo de combate, além de ter o segundo maior número de casos de microcefalia notificados. E a Bahia porque teve 78,7% dos casos de febre chikungunya no ano passado e tem o terceiro maior número de casos notificados de microcefalia.

Dilma chegou acompanhada de sete ministros: Jaques Wagner (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), Aloizio Mercadante (Educação), Marcelo Castro (Saúde), Gilberto Occhi (Integração Nacional) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social). O governo vai distribuir repelentes para 400 mil gestantes inscritas no Bolsa Família.