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A nostalgia pode ser um instrumento poderoso de marketing

Colunista do UOL

06/10/2014 06h00

Muitas pessoas gostam de resgatar sentimentos prazerosos de momentos do passado e não se cansam em dizer “antigamente, isso era bem melhor”. E os marqueteiros já aprenderam, há um bom tempo, a capitalizar sobre esse comportamento em prol dos negócios.

Não é de hoje que os que trabalham com marketing sabem que o uso da nostalgia pode ser um instrumento poderoso no convencimento dos consumidores em se desapegarem do dinheiro e decidirem comprar ou até pagar mais por algo. E agora há estudos que compravam tal fato.

Um deles foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores liderados por Jannine D. Lasaleta, da Escola de Administração de Grenoble, na França. Em um experimento, os sentimentos nostálgicos aumentaram a disposição das pessoas em pagar por objetos desejados.

Em outro, os participantes foram convidados a desenhar figuras de moedas após descreverem uma experiência ou evento nostálgico. Ao serem comparados com um grupo de controle, os que descreveram eventos nostálgicos desenharam as moedas com tamanho 10% menor.

A conclusão é que induzir os consumidores a resgatarem ou terem sentimentos calorosos sobre um passado que apreciam faz com que eles se desprendam do dinheiro e, com isso, tendam a pagar por algo que desejam e até a gastar mais.

A questão, porém, é mais profunda que apenas uma estratégia de marketing, pois faz as pessoas pensarem na vida, no que já vivenciaram e no que ainda têm pela frente.

Nesses momentos, não é difícil pensar (e muitas vezes concretizar o que se pensou): por que não? Se eu comprar esse determinado produto posso me satisfazer um pouco e fugir das amarras do mundo moderno, de contenção de despesas, planejamento financeiro etc.

Mas esse comportamento pode ser também uma armadilha poderosa e danosa, caso torne-se sistemático. Muitos consumidores tendem a agir de maneira não racional com muita frequência e isso pode levá-los a sentimentos antagônicos após a concretização da compra.

Aos empreendedores, fica o recado que muitos já conhecem na prática. De fato, usar eventos nostálgicos como maneira de inspirar os consumidores a gastar por determinado produto pode ser uma estratégia muito eficaz. 

E você, já se deixou seduzir por algo parecido como consumidor? Em caso afirmativo, já se arrependeu por ter agido assim?