IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Evite o almoço grátis para ajudar de verdade as empresas amigas

Marco Roza

Colunista do UOL

22/10/2014 06h00

Se você tem se tornado muito popular entre seus amigos que abriram empresas há poucos anos, talvez seja a hora de parar para reavaliar suas amizades.

Pense nisso especialmente se você só é chamado para opinar (mesmo que indiretamente), da mesma maneira que as pessoas se aproximam de um médico e tentam cavar uma consulta mencionando o problema de um suposto amigo.

As visões estratégicas são cada vez mais valorizadas nestes tempos de transição. Quando os planos de negócios começam a vazar água diante das variações de humor do mercado, da mutação continuada dos consumidores, da raridade do crédito e da agressividade da concorrência que vem de fora do Estado ou do país.

Por isso, quando os convites de almoço, cafezinho, participação de eventos das empresas “amigas” começam a afogar sua agenda são seguidos de garimpagem de conselhos e sugestões, é hora de avaliar mais de perto a vinculação com esses empresários amigos.

Uma hipótese é formalizar essa amizade. Se os gestores dessas empresas realmente valorizam suas sugestões estratégicas e se são de verdade seus amigos, é adequado que estabeleçam um contrato de prestação de serviços, com um honorário mensal ou vinculado às consultorias específicas que prestar.

Outra possibilidade é você aprender a valorizar as habilidades e conhecimentos acumulados e se apresentar de maneira formal tanto para as empresas “amigas” quanto para as demais, que precisam de sua ajuda no mercado.

Caso você escolha se formalizar como um “consultor”, o melhor é procurar uma ajuda profissional. Além dos consultores do Sebrae você conseguirá ajuda de diversas instituições que o ajudarão a se apresentar de maneira profissional no mercado.

O resultado de sua nova atitude profissional se refletirá na sua agenda de almoços grátis. De uma hora para outra, quando souberem de suas intenções e conhecerem seus honorários, os convites se esvaziam.

Se você tiver condições de se manter fiel ao seu novo estágio, com o tempo, as empresas que realmente valorizam o diferencial que você poderá agregar voltarão a convidá-lo para reuniões formais.

Muito provavelmente, sem almoço grátis. Mas com os devidos honorários, que serão valorizados nesse novo estágio, porque ajudarão os gestores da organização a melhorar sua eficiência operacional nestes tempos líquidos, de transição intensa.

Esta será a época em que um olhar mais acurado, de um profissional que se dedica à reflexão e à pesquisa, pode de verdade ajudar a criar valor e ajudar a empresa a melhorar seu desempenho.