IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

A Companhia

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Dona de Ibmec e Estácio é alternativa para investir em educação via Bolsa

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/08/2022 11h01

Esta é parte da newsletter A Companhia, que analisa se é o momento ou não de comprar ações da Yduqs e pontos positivos e negativos da empresa. Na newsletter completa, apenas para assinantes, veja perspectivas da empresa, para qual perfil é indicada, se ela está barata e quais os valores de compra e venda recomendados. Quer receber a edição completa no seu email na semana que vem? Clique aqui.

O destaque da semana na newsletter A Companhia é a Yduqs, um dos maiores grupos de educação do país, selecionada por Pedro Serra, chefe de pesquisas da Ativa Investimentos.

Ele lembra que, nos últimos anos, o setor educacional passou por grandes desafios, que exigiram profundas transformações nas empresas. As mudanças nas regras do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), seguidas pela pandemia de Covid-19, afetaram consideravelmente a captação de alunos presenciais.

Tal movimento adiantou o processo de digitalização, tornando o ensino a distância (EAD) um segmento importante e criando oportunidades, diz Serra. Outro efeito, segundo o especialista, foi a evolução dos chamados cursos premium (como medicina), que ganharam relevância para a maioria das companhias.

"Nesse cenário, acreditamos que a Yduqs está muito bem posicionada para surfar as vias de crescimento do setor."

A companhia obteve lucro líquido de R$ 76 milhões no primeiro trimestre, com alta de 75,9% no comparativo anual. O balanço relativo ao período de abril a junho será divulgado em 15 de agosto.

Após queda de 37,5% em 2021, as ações da Yduqs (YDUQ3) acumulam perda de 27,6% neste ano, até 4 de agosto.

Saiba mais sobre a Yduqs

A holding Yduqs tem cerca de 1,3 milhão de alunos e está entre os maiores grupos privados de educação superior do Brasil. É dona de marcas como Estácio, Ibmec e Idomed.

A companhia se estrutura a partir de três grandes unidades de negócios: ensino premium - cursos de medicina e do Ibmec, uma das principais escolas de negócios do país; digital, que reúne o maior número de alunos; e presencial, cujo portfólio abrange todas as áreas do conhecimento, com alcance nacional.

Por que as ações da Yduqs são uma oportunidade para investir?

Serra diz que, apesar de enxergar o segmento de ensino presencial como o de menor potencial de melhora dos resultados da empresa no longo prazo, 2022 está sendo o primeiro ano sem efeitos adversos na captação de alunos. É também o primeiro com a volta às aulas sem restrições de capacidade.

"Acreditamos que a Yduqs está bem posicionada para captar essa demanda represada, como já fez no primeiro trimestre, surpreendendo positivamente o mercado, após fazer investimentos acertados em marketing", diz o analista.

Ele cita também o avanço nos serviços de educação a distância da Yduqs, cujos investimentos em sua plataforma de ensino tem surtido efeito. A base de alunos nesse segmento cresceu em média de 37% ao ano, sem contar a categoria chamada "lifelong learning" ou "aprendizado para a vida toda".

"O modelo EAD possui margens melhores pela maior eficiência da operação, fazendo com que o ganho de share [participação] dentro dos resultados da companhia melhore as margens de lucro no consolidado", afirma o especialista. De acordo com ele, mesmo com o forte crescimento visto nos últimos anos, o setor ainda tem espaço para se desenvolver.

Serra acredita ainda que o segmento premium da Yduqs está em maturação, com demanda crescente e resiliente - sobretudo para o curso de Medicina, cuja procura tende a se sustentar por um longo período.

Pontos a favor

  • Companhia possui uma das três maiores bases de alunos no ensino a distância do país (excluindo o "lifelong learning") e figura em segundo lugar em termos de alunos presenciais;
  • Nos três primeiros meses do ano, a participação dos segmentos premium e digital nos resultados já alcançava 53% da receita e 68% da geração operacional de caixa medida pelo Ebitda.

Pontos contra

  • Queda nas margens de lucro do setor nos últimos trimestres, por conta da forte disputa na captação de alunos, sobretudo no segmento digital, o que pode afetar os resultados no longo prazo;
  • Risco de eventual mudança na regulação dos fortes incentivos fiscais existentes atualmente no setor.

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL