IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

A Companhia

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Após ganho de 17% em 2022, ações da Porto Seguro podem subir mais?

Gráfico de ações Porto Seguro V01 - Divulgação
Gráfico de ações Porto Seguro V01 Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/01/2023 10h35

Esta é a versão online da newsletter A Companhia enviada hoje (17). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

O destaque da semana na newsletter A Companhia é a Porto Seguro. Ela foi selecionada por Gabriel Gracia, analista da Guide Investimentos.

Ele ressalta que a empresa é uma das principais seguradoras do país, com liderança nos segmentos automotivo, residencial e empresarial.

"A companhia tem apresentado bons números de receitas, porém vem sendo afetada pelo alto preço dos automóveis, que eleva consideravelmente as despesas com sinistros", pondera o especialista.

No terceiro trimestre de 2022, a Porto Seguro obteve lucro líquido recorrente de R$ 273 milhões, com crescimento de 32% em relação a igual período do ano anterior.

O demonstrativo financeiro do quarto trimestre será divulgado em 9 de fevereiro, conforme calendário disponível no site de relações com investidores do grupo.

No ano passado, as ações da companhia (PSSA3) acumularam ganho de 16,8%, contra 4,7% do principal índice da Bolsa (Ibovespa), segundo informações do TradeMap, hub independente do mercado financeiro. Neste ano, até o dia 13, o desempenho está positivo em 0,5%.

Saiba mais sobre a Porto Seguro

Fundada em 1945, trata-se atualmente da terceira maior seguradora do país, líder nos setores de automóveis, residências e empresas.

O grupo conta com aproximadamente 12 milhões de clientes, distribuídos em diversas linhas de negócios.

Sua estrutura operacional e de distribuição reúne perto de 13 mil funcionários e 120 filiais espalhadas pelo Brasil, além de cerca de 33 mil corretores independentes e 13 mil prestadores de serviço.

Por que as ações da Porto Seguro são uma oportunidade para investir?

Gracia observa que, nos últimos meses, as ações da empresa foram afetadas pela expectativa de adiamento da queda do juro básico do país (Selic) e pelos gargalos das cadeias de produção de automóveis - que afetaram os preços dos veículos e, consequentemente, os custos relacionados a sinistros.

"Após a queda, pode-se dizer que as ações da companhia estão sendo negociadas a um valor abaixo do seu fundamento."

Pontos a favor

  • Boas receitas financeiras;
  • Crescimento dos prêmios;
  • Aumento dos resultados originados por operações de crédito.

Pontos contra

  • Preços dos automóveis continuarem elevados;
  • Avanço da sinistralidade.

********

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.