IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Descomplique

Veja os cuidados na hora de montar o negócio próprio

29/06/2020 04h00

Ser chefe de si mesmo. A maioria dos brasileiros sonha em construir um empreendimento, sair da CLT e começar a ganhar dinheiro com o próprio negócio. Apesar da enorme quantidade de pessoas que tiram esse sonho do papel todos os anos, são poucos aqueles que conseguem ter sucesso no longo prazo.

A chance de seu negócio dar certo ao longo dos anos é diretamente proporcional ao quanto você estuda e entende sobre empreender. Separei os principais pontos que qualquer pessoa precisa saber antes de fazer o primeiro empreendimento.

Conheça seu trabalho

Abrir um negócio próprio não é simplesmente escolher uma loja em um local aleatório, vender coisas de que você gosta e ver se dá certo. É necessário entender o nicho, conhecer bem o produto ou serviço e sentir familiaridade com o que vai trabalhar.

Quando não se tem firmeza e confiança naquilo que vende, a insegurança fica nítida e isso acaba passando uma imagem para o comprador de que talvez aquele não seja o melhor lugar para fazer compras.

Se dominar seu nicho, tenha certeza de que seu concorrente vai fazer isso e vai acabar deixando você para trás. Grande parte da venda acontece na hora das explicações e da persuasão do vendedor.

Escolha bem o local

Não é porque um lugar é perto da sua casa, do qual você gosta muito ou que acha bonitinho serve para abrir seu negócio. Faça uma pesquisa a fundo sobre onde deve abrir seu ponto, o tipo de público que espera e o quanto irá conseguir atingi-lo estando no lugar certo.

De que adianta o aluguel de uma loja que caiba no seu bolso se não tem onde o cliente estacionar para fazer as compras? De que serve uma loja bonita e bem decorada se fica muito distante do local onde os seus clientes frequentam? Entender e pesquisar bem o local é parte fundamental para o sucesso do negócio.

Tenha capital de giro

Já ouviu falar sobre reserva de emergência? É um valor que você deve ter para garantir suas despesas mensais caso venha a ter algum tipo de emergência, como perder o emprego, ficar doente, sofrer algum acidente etc.

O conceito de capital de giro é muito similar, só que é voltado para os negócios. Esse é um valor que deve suprir todas as despesas e obrigações da empresa por um tempo. É interessante que tenha o valor de 6 meses dos gastos da empresa como capital de giro, pois assim você terá um fôlego caso seu negócio não vá tão bem ou surja um imprevisto, como está sendo o caso do coronavírus, que fechou todos estabelecimentos por tempo indeterminado.

Claro, quanto mais, melhor, e se desejar ter um capital de giro de mais de um ano, é ótimo para garantir a vida do seu negócio, mas o que não se pode fazer é negligenciar sua importância. Infelizmente, grande parte dos negócios que fecham é devido a não terem os recursos para conseguir mantê-los abertos em momentos mais delicados.

Estude

Você não precisa fazer um curso, uma pós-graduação para estudar sobre administração e vendas. Hoje em dia é muito fácil encontrar várias entidades e escolas que auxiliam o micro e pequeno empresário na gerência de seus negócios.

É possível fazer cursos rápidos ou contar com a ajuda de especialistas de diversas áreas que vão orientar você quanto a prosseguir com cuidados administrativos, de precificação e até mesmo de vendas do seu empreendimento. Um ótimo lugar para procurar por esse tipo de serviço é no Sebrae.

Abrir um negócio próprio vai muito além do que simplesmente ter o dinheiro para abrir uma loja, gostar do produto ou querer ganhar dinheiro de maneira independente. Ter seu empreendimento é realmente algo muito bom, mas também bastante trabalhoso. Levando em consideração todos esses pontos, tenha certeza de que o sucesso do seu negócio virá de forma mais tranquila.

Descomplique: Investir em franquia é um bom negócio?

UOL Notícias