IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Segredos que todo endividado tem que saber

Getty Images
Imagem: Getty Images

25/04/2022 04h00

Tratamos o dinheiro como um assunto tabu no Brasil. Dificilmente conversamos sobre finanças e estar endividado é motivo de vergonha para muitas pessoas. Senti na pele isso alguns anos atrás, quando criei uma dívida de mais de R$ 80 mil. Nessa época aprendi algumas coisas que são pouco faladas sobre dinheiro e dívidas e resolvi trazê-las neste artigo.

Se você está endividado, vale a pena ler com calma e entender que não existe motivo para ficar envergonhado por conta dessa situação e criar um plano para sair dela o mais rápido possível.

Bancos não negociam com quem paga em dia

Se você estiver em dia com suas dívidas, ou seja, nunca atrasa o pagamento, dificilmente vai conseguir negociar suas dívidas ou ter algum desconto nelas. Pode parecer chato o que vou dizer, mas é verdade: o banco não tem interesse nenhum em querer dar desconto para você.

O banco o vê como um bom cliente, então não existe ganhar menos dinheiro com suas dívidas. A negociação de dívidas só está disponível para quem está com o nome sujo. Nesse caso, você terá condições de conseguir um desconto e procurar melhores opções para pagar seu débito.

Se você está nessa situação, não pague a dívida até conseguir uma boa proposta. É legal ficar atento aos feirões de renegociação, pois lá é possível conseguir um desconto enorme e condições que não são encontradas no dia a dia.

Mais de 70% da população está endividada

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em dezembro de 2021 o Brasil bateu a marca de 76,3% da população endividada. Estar endividado hoje não é exceção, muito pelo contrário.

Por isso, não tenha vergonha se você está nessa situação atualmente. Às vezes nos colocamos em situações que atrapalham muito a nossa vida financeira por não querer admitir esse problema na frente de outros.

Com certeza já aconteceu de você ter aceitado um convite para viajar ou sair com amigos para um lugar onde sabia ser mais caro que o seu orçamento poderia comportar. Expor a sua situação financeira pode ajudar nesses casos e evita gastar mais do que precisa.

Ser cara de pau ajuda muito

Seguindo a dica acima, não tenha vergonha de pedir descontos e aceitar ajuda sempre que puder. Quando eu precisava economizar, sempre tomava café na casa dos parentes e até mesmo banho.

Eles sabiam da minha condição e sempre foram dispostos a ajudar, mesmo que com pequenos gestos no dia a dia. Vale a pena deixar a vergonha de lado e começar a aproveitar a boa vontade de outras pessoas. Isso, claro, sem exagerar e sem prejudicá-las.

Sair das dívidas dói, mas a vida é muito melhor sem elas. Faça um esforço hoje para sair do buraco o mais rápido possível e durma muito mais tranquilo sabendo que não deve para mais ninguém.