Josette Goulart

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Reportagem

SXSW - Globo entra na casa do Tarcísio, em Austin. É verdade esse bilhete!

Era difícil não ver uma casa toda envelopada com uma arte colorida, assinada pela artista de rua AFolego, bem na esquina do centro de convenções da SXSW, em Austin. Uma pequena bandeira do Brasil indicava a origem, mas o nome não deixava dúvidas de quem era o dono da festa: Casa São Paulo. (Sim, era a casa do Tarcísio)

Foi uma "festa danada", como diria o Paulo Guedes. (Mas com dólar a quase 6). Café, bebidas e comidinhas free para os visitantes durante o dia todo. Curadoria de shows feita pela Billboard Brasil. Chapéus pintados por vários artistas de rua que foram levados pelo governo do estado para Austin (não consegui pegar o meu chapéu, Folego. Você é maravilhosa! Deu show no Kobra).

A festa danada recebeu mais de 15 mil pessoas, segundo dados oficiais da secretaria.

O valor do investimento para fazer 4 dias de evento também não deixa dúvidas do tamanho da casa: R$ 12 milhões (uns dois milhões de dólares?). Segundo a secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Tarcísio, Marília Marton, "só" RS 5 milhões saíram dos cofres do governo estadual. Ela disse que boa parte do dinheiro era dos patrocinadores e outra parte da Prefeitura de São Paulo. (E ela garante que a casa leva dinheiro para São Paulo e que o secretário de Desenvolvimento assinou um acordo de intenções para um investimento de 1 bilhão de reais em um data center no estado.)

Globo e Tarcísio, tudo a ver?

E se não tinha como não perceber a Casa São Paulo no meio da SXSW, era impossível não notar o prestígio que o alto escalão da Rede Globo deu para os eventos paralelos que aconteciam na casa. Eu arriscaria dizer que a Casa São Paulo estava com mais audiência do que o BBB (o que hoje em dia não é tão difícil assim também).

Foi Maju Coutinho prestigiando a festa de abertura. Foi Amy Webb dando entrevista para o Fantástico em um dos eventos. Foi uma sessão inteira sobre os 100 anos da Globo com o mais alto escalão da emissora: Manzar Feres, a chefona da publicidade; Ricardo Villela, chefão do jornalismo; e Manuel Belmar, CFO, chefão da Globoplay, chefe do jurídico, chefe da infraestrutura, chefe dos produtos digitais, chefe do ESG, enfim, praticamente o CEO. (Mas o CEO mesmo é o Paulo Marinho, não se perca).

A secretária do Tarcísio me contou (sem nem eu precisar perguntar) que a Globo era parceira da Casa, e levou os eventos de maior audiência da temporada da casa. Mas rapidamente ela entregou o assunto para a Secretaria de Comunicação. Deu a sensação de um certo "não queremos falar muito da Globo".

Claro que pode ter sido só uma sensação, né?

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A outra festa danada

Outra festa badalada aconteceu no chiquérrimo Hotel Four Seasons. Tudo bancado pela Rede Globo. Festão que praticamente encerra a participação de CMOs (chefões do marketing das empresas), agências e afins na SXSW. O Brasil inteiro estava lá. Até eu! Tanta gente para conversar que nem consegui falar com todo mundo.

E a Globo também tem prestígio. A secretária Marília estava lá, ficou quase até o final da festa. E isso mesmo ela tendo me dito poucas horas antes que estava cansada demais para ir.

O maior bolso da festa

Conheci o chefão do marketing da Betano, Guilherme Figueiredo. (Descobri que ele começou a carreira como dentista). Mas gostei que ele entrou na onda quando eu disse que era dele o maior bolso da festa. Ele não se fez de rogado: "não, é o da Bet Nacional. Ah, a Bet não está aqui? Então é o meu!"

Figueiredo foi o alvo preferido das agências em Austin. Não tirou um dólar do bolso para almoçar ou jantar.

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Me dá seu zap

O SXSW virou a meca do povo do marketing e isso significa que os CMOs vão todos para lá. Claro que é só uma licença poética, não são todos realmente. Mas dezenas e dezenas.

Executivos e donos de agências de publicidade, de empresas de mídia (como a Globo, Meta, YouTube e inclusive o UOL), consultorias, martechs, e por aí vai, aproveitam a ocasião para fazer relacionamento.

Jornalista também aproveita. Sabe como é, a gente já chega perguntando as novidades, as fofocas, as intrigas, pedindo o zap (para incluir na minha poderosa lista de transmissão), essas coisas.

O festival é uma febre entre os brasileiros, que são a maior delegação depois dos americanos. Uns ficam cinco dias, outros sete, outros oito e os amantes da música vão até o fim (o festival de música acontece neste fim de semana). E é muito comum as pessoas que simplesmente nem vão às palestras e aos shows e ficam fazendo relacionamento.

Para quem ainda está perdido, a sigla SXSW quer dizer South by Southwest e é um dos maiores festivais de criatividade e inovação do mundo, que acontece todo ano em Austin, no estado do Texas.

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Os jantares

Como só deixar o acaso nos levar nunca é a tática mais eficiente, muitas agências marcam jantares chiquérrimos com grupos de CMOs. Tudo em dólar, claro.

Tem ainda o baile da Kes (que vende viagens de estudo em grupos para executivos) patrocinado por agências e empresas. Mas o ponto alto é sem dúvida a festa da Manzar, digo, da Globo, que reúne o Brasil todo.

E sempre tem o After no Pete's, o piano bar da Sexta Avenida que sofre um hostile takeover dos brasileiros durante a SXSW.

O melhor Foodtruck

Mas este ano, a Nice House (uma agência que não é agência focada na geração Z) descobriu o melhor Foodtruck do mundo para fazer relacionamento. Por 240 dólares a diária, a Mari Galindo alugou o Foodtruck, ops, digo, o Cibertruck do Elon Musk e teve a ideia de passear com os CMOs fazendo entrevistas ao melhor estilo Carpool Karaokê, de James Corden (aquele cara inglês). Como ninguém nunca andou no carro do Elon, a ação fez o maior sucesso. Uns 25 CMOs embarcaram no carro durante os três dias que ela ficou com o carro alugado. E por 15 a 30 minutos, a Mari e seu sócio tinham toda a atenção dos CMOs só para eles.

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A chefe do marketing da OLX, Florence Scappini, chegou a me dizer que Mari é a Tatá Werneck da publicidade.

Resumindo, a Mari descobriu o melhor foodtruck para fazer relacionamento na cidade.

E termino a coluna bem no momento em que o avião pousa em São Paulo. Mas nos próximos dias vai ter mais SXSW.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

22 comentários

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Luis Alberto de Araujo Ramos

Tá explicado o por quê do Eduardo Bolsonaro tá nos EUA tanto tempo !!! O 03 tá só aproveitando a "boquinha" sem gastar um mísero dolar se quer da verba de gabinete !!!

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José Rubens Simões Carvalheira

Que lindo, não? Quer dizer que artistas de rua dos EUA, tem prestigio na CASA do Governador Tarcísio em Austin, EUA, aqui ele manda espancar! Vi que beleza, Tutta Brava Gente!!!!! E a Globo junto!

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Jane Tadeu da Silva

Não dá em nada isso ai, dá pra Janja porque gastou 260 mil em viagens ao exterior, mesmo mostrando as notas, e esse pulha Zé Carioca faz isso e fica por isso mesmo, ainda tem o conluio da GLOBO que não passa nem no JN e Globo News pra fazerem até Live de todos colunistas da Empresa, e nessa falcatruas eles não publicam e não passam na suas TVs, mas pode não ser pego agora mas depois que sair do governo sera pego esse Nó Cego.

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