IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Véspera de feriado inspira cautela; veja o que mais pode afetar o bolso

06/09/2022 09h15

Assista ao vivo aos destaques dos mercados hoje, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 9h30, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados.

Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.

O programa é apresentado por Marcio Loréga, gerente de Research e Economia, e Rodrigo Paz, analista gráfico sênior, ambos do PagBank.

Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Os destaques do dia são:

-As bolsas globais sinalizam um dia de alta nessa terça-feira (6), mesmo que o aperto da política monetária e a crise energética da Europa continuem a pesar no sentimento dos investidores. As bolsas asiáticas fecharam no terreno positivo, mesma direção dos futuros americanos que retornam suas negociações depois do feriado do Dia do Trabalho nos EUA.

-Na Europa, a interrupção de fornecimento do gás russo amplia as pressões inflacionárias, bem às vésperas da reunião do BCE (Banco Central Europeu) para decidir sobre a sua taxa de juros. Na agenda externa, dois índices de atividade nos EUA medem o ritmo da economia americana e podem mexer com as expectativas para o Fomc (o Comitê de Política Monetária dos norte-americanos) do dia 21. O PMI (Índice de Gerente de Compra de Serviços) medido pelo S&P Global está previsto para as 10h45, e o indicador de atividade medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM) para as 11h.

-Por aqui, não há indicadores previstos, mas não está descartado um movimento de cautela ou até de aversão ao risco antes do feriado de 7 de setembro. Os investidores ainda irão repercutir o discurso do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que acabou nem confirmando e nem negando a possibilidade de um último ajuste na taxa Selic na reunião do Copom, também no dia 21.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.