Avião da Embraer é o jato executivo mais usado no Brasil e custa US$ 4,5 mi
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Resumo da notícia
- Embraer Phenom 100 é o jato executivo mais usado no Brasil
- Segundo dados da Anac, há 86 unidades do modelo registradas no país
- Em segundo lugar, está o Cessna CJ1 com 55 unidades
- Outro jato da Embraer, o Phenom 300, aparece em terceiro lugar com 47 unidades
O Phenom 100, feito pela Embraer, é o jato executivo mais usado no Brasil atualmente. Segundo levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) feito a pedido do UOL, o modelo da Embraer tem 86 unidades registradas no país. Seu preço é US$ 4,5 milhões.
O jato da Embraer tem 56% mais unidades do que o segundo colocado, o modelo Cessna CJ1 (com 55 aviões em operação no país). Outro jato da Embraer completa o pódio dos modelos mais usados no Brasil: o modelo Phenom 300 conta com 47 unidades.
Apesar de o Phenom 100 ser o mais usado no Brasil, o jato mais vendido pela Embraer em todo o mundo é o Phenom 300. A maioria das entregas, no entanto, acontece para clientes estrangeiros. Nos nove primeiros meses deste ano, a Embraer entregou 35 aviões do modelo Phenom 300 e apenas sete Phenom 100.
Veja o ranking dos jatos executivos mais usados no Brasil:
- Phenom 100: 86 unidades
- Cessna CJ1: 55 unidades
- Phenom 300: 47 unidades
- Cessna CJ2: 23 unidades
- Cessna CJ3: 18 unidades
- Embraer Legacy 600: 17 unidades
- Cessna Citation Sovereign: 14 unidades
- Dassault Falcon 7X: 11 unidades
- Bombardier Challenger 300/350: 10 unidades
- Bombardier Global 6000: 10 unidades
Campeão em popularidade custa US$ 4,5 milhões
O Phenom 100 realizou seu primeiro voo em 2007. Com preço-base de US$ 4,5 milhões (R$ 18 milhões) e capacidade entre quatro e sete passageiros, o jatinho é voltado para voos de curta e média distância. O alcance máximo é de 2.182 quilômetros. Decolando de São Paulo, o jato é capaz de fazer voos diretos para Recife (PE) ou Buenos Aires (Argentina).
A cabine de passageiros do Phenom 100 é relativamente apertada: 3,35 m de comprimento, 1,55 m de largura e 1,5 m de altura. Porém, o jato conta com um interior sofisticado. Segundo a Embraer, são 11 opções de designs de interior. Um dos projetos foi criado em parceria com a montadora alemã BMW.
Em 2016, o modelo recebeu alterações no projeto, incluindo novos motores que melhoram o desempenho do jatinho em aeroportos de regiões de altitude elevada. A nova versão ganhou a designação Phenom 100EV.
"O Phenom 100 EV é a evolução da aeronave mais espaçosa de sua classe, com melhorias no interior, como novo perfil do corredor para aumentar o espaço e tomadas reposicionadas com carregador USB", afirma a Embraer.
Ficha técnica:
- Tripulação mínima: 1 piloto
- Capacidade: 4 a 7 passageiros
- Envergadura: 12,30 metros
- Comprimento: 12,82 metros
- Motores: 2 x Pratt&Whitney Canada PW617F1-E
- Velocidade máxima de cruzeiro: 752 km/h
- Alcance máximo: 2.182 km
- Período de produção: Desde 2007
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.