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Destaque no 7 de Setembro: Veja 10 curiosidades da Esquadrilha da Fumaça

Aviões da Esquadrilha da Fumaça cruzam no ar durante manobra: Parece que irão bater, mas estão seguros - Alexandre Saconi/23.ago.2015
Aviões da Esquadrilha da Fumaça cruzam no ar durante manobra: Parece que irão bater, mas estão seguros
Imagem: Alexandre Saconi/23.ago.2015

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/09/2022 04h00

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A Esquadrilha da Fumaça realiza duas apresentações nesta quarta-feira (7). De manhã, um sobrevoo na celebração do Sete de Setembro realizada em Brasília (DF), e, à tarde, demonstração com manobras no Rio de Janeiro (RJ).

Seu nome completo é Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), e um dos seus principais objetivos é difundir a imagem institucional da FAB (Força Aérea Brasileira) no Brasil e no mundo.

Em 2022, a esquadrilha completa 70 anos, com mais de 3.971 apresentações realizadas. Já chegaram a ser feitas mais de 60 apresentações em um único ano, como em 2019 e 2018, caindo para apenas duas em 2021.

Veja a seguir dez curiosidades sobre esse esquadrão da FAB (Força Aérea Brasileira):

Não começou com fumaça: A primeira apresentação foi feita em 1952, mas sem fumaça ainda, o que só veio a ocorrer no ano seguinte, quando o público começou a chamar o grupo de "Esquadrilha da Fumaça".

Quantos aviões se apresentam? As demonstrações contam com sete aeronaves, cada uma numerada e com uma função específica. Algumas apresentações ainda contam com um avião extra, que oferece apoio e transporte das equipes e de materiais para as demonstrações.

Quanto tempo dura? Cada demonstração dura por volta de 35 minutos, onde podem ser realizadas cerca de 50 manobras.

Quais aviões já foram usados? Historicamente, a Esquadrilha da Fumaça utilizou cinco modelos diferentes de aviões: North American T-6 Texan, T-24 Super Fouga Magister, T-25 Universal , T-27 Tucano e o atual A-29 Super Tucano.

Quais as principais manobras? Entre as principais manobras estão a bomba, o desfolhado, o break, o looping, o tonneau reverso e o coração. Os pilotos ainda podem escrever no céu, utilizando um sistema coordenado que solta a fumaça em cada avião no tempo certo para que as palavras sejam formadas, como se fosse uma impressora matricial.

Recorde: O esquadrão detém o recorde no Guinness Book de maior quantidade de aeronaves voando de dorso (cabeça para baixo) em formação. Ao todo, foram 12 aviões T-27 Tucano voando com a barriga para cima durante 30 segundos.

A marca foi conquistada em 2006 sobre o Campo Fontenelle, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga. Foram três quilômetros voados em formação.

Anjos da guarda - Suboficial Johson/17.fev.2014/FAB - Suboficial Johson/17.fev.2014/FAB
Os "Anjos da Guarda" são profissionais que garantem que tudo ocorra bem com a Esquadrilha da Fumaça
Imagem: Suboficial Johson/17.fev.2014/FAB

Anjos da Guarda: Além dos oito pilotos (sete em voo e um no solo fazendo a apresentação), o esquadrão ainda conta com uma equipe de apoio chamada de "Anjos da Guarda". São militares graduados divididos em equipes de especialistas das áreas administrativa e de manutenção de aeronaves.

Além deles, a equipe da Esquadrilha da Fumaça é composta por oficiais aviadores (incluindo os pilotos), especialista em aviões, médica, administradora e oficiais de comunicação social, além de diversos soldados.

Mortes: Em sua história, o EDA registrou a morte de alguns de seus pilotos. Em agosto de 2013, um dos aviões caiu durante o treinamento em Pirassununga (SP), matando piloto e copiloto. Em 2010, o piloto de uma das aeronaves caiu quando estava próximo à pista do aeroporto de Lages (SC), morrendo em seguida.

Em abril deste ano, também aconteceu um acidente em Pirassununga. Dessa vez, entretanto, piloto e mecânico que estavam a bordo conseguiram ejetar e sobreviveram.

É possível solicitar uma demonstração? Quem quiser solicitar uma demonstração deve enviar um pedido para a Aeronáutica com antecedência mínima de quatro meses. É preciso informar os possíveis locais para a realização, datas, público esperado, objetivo do evento, entre outras informações.

As apresentações são gratuitas, e não podem ser utilizadas com finalidades comercial ou de propaganda político-partidária. Veja mais informações aqui.

Como se tornar um "fumaceiro"? Para se tornar um "fumaceiro", que é o apelido dado aos pilotos do esquadrão, é preciso ser, antes de tudo, um piloto militar. Ele precisa passar pelas formações iniciais de pilotagem e, em seguida, atuar por um tempo mínimo em algumas das áreas da FAB (aviação de caça, de patrulha ou de transporte, por exemplo).

Quando a vaga é aberta, os integrantes do grupo naquele momento recebem as candidaturas e avaliam a experiência de cada um para definir quem irá assumir o posto.

Em seguida, são feitos diversos treinamentos no A-29 antes de começar o voo em formação para, aí, começar a voar nas demonstrações. Cada piloto fica por cerca de cinco anos no EDA.

EDA - Sargento Batista/3.nov.2014/FAB - Sargento Batista/3.nov.2014/FAB
Aviões da Esquadrilha da Fumaça sobrevoam o litoral brasileiro
Imagem: Sargento Batista/3.nov.2014/FAB
esquadrilha - Sargento Bianca/20.dez.2022/FAB - Sargento Bianca/20.dez.2022/FAB
Manobra do coração, como essa no Cristo Redentor, é uma das mais famosas da Esquadrilha da Fumaça
Imagem: Sargento Bianca/20.dez.2022/FAB
esquadrilha - Suboficial Johson/17.dez.2012/FAB - Suboficial Johson/17.dez.2012/FAB
A-29 Super Tucano é o atual avião utilizado pela Esquadrilha da Fumaça
Imagem: Suboficial Johson/17.dez.2012/FAB