IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Projeto prevê beliche em classe econômica de avião; aérea promete para 2024

Projeto prevê a criação de beliches na classe econômica dos aviões para aumentar o conforto - Divulgação
Projeto prevê a criação de beliches na classe econômica dos aviões para aumentar o conforto Imagem: Divulgação

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um projeto da Universidade de Tecnologia de Delft, nos Países Baixos, prevê a utilização de beliches em aviões.

O que aconteceu?

  • O projeto propõe o uso de camas dobráveis nas classes econômicas. Poderão ser dispostas uma, duas ou três camas, uma sobre a outra, acima dos assentos das fileiras que possuem três poltronas.
  • Também é possível que apenas uma cama seja usada. Enquanto isso, os outros passageiros ficam sentados no banco logo abaixo.
  • O projeto foi pensado inicialmente para ser usado no protótipo de avião batizado como Flying-V. A aeronave também foi criada pela universidade.

Como funciona?

beliche - Divulgação - Divulgação
Assentos serão reconfigurados somente após a decolagem do avião
Imagem: Divulgação

Durante decolagens e pousos, as camas são recolhidas para que os passageiros permaneçam sentados em seus assentos. Em outras fases do voo, o assento é reconfigurado para se transformar em um beliche. O acesso aos espaços superiores é feito por uma escada retrátil.

Os passageiros se acomodariam nessas espécies de cápsulas, que ocupariam o mesmo espaço das poltronas onde se sentaram na decolagem. Nessas áreas, também podem ser instalados sistemas de entretenimento, como telas e alto-falantes.

Aérea da Nova Zelândia terá projeto similar

Air New Zealand - Divulgação - Divulgação
Skynest da Air New Zealand será disponibilizado em voos com Boeings 787 Dreamliner a partir de 2024
Imagem: Divulgação

Uma empresa terá beliches a bordo de suas aeronaves a partir de 2024. A Air New Zealand anunciou em 2020 uma nova classe econômica que terá camas em alguns de seus aviões. Ela é chamada de Economy Skynest.

Seus Boeings 787 usados em voos de ultralonga distância contarão com esses beliches. Mas não será para toda a classe econômica.

Apenas três beliches, com duas camas cada um, estarão disponíveis por avião, e haverá um custo extra para usufruir desse benefício. O valor não foi divulgado pela empresa.