Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aviões precisam parar por quanto tempo para descansar?

Aviões podem voar por várias horas sem parar. Após o pouso, algumas situações podem fazer ele ter de esperar antes de decolar de novo - Ashim D"Silva/Unsplash
Aviões podem voar por várias horas sem parar. Após o pouso, algumas situações podem fazer ele ter de esperar antes de decolar de novo
Imagem: Ashim D'Silva/Unsplash

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um avião pode voar sem parar por várias horas, dias ou até meses, como no recorde de voo mais longo da história. Mas, quando pousam, precisam "descansar" antes de voar de novo?

Quanto menos tempo parado, melhor

Aviões comerciais modernos possuem um alto nível de confiabilidade. Com isso, podem voar por muitas horas sem precisar parar.

Hoje em dia, essas aeronaves realizam voos de mais de 18 horas sem precisar pousar. Para isso, são abastecidas com combustível, água e alimentos para garantir a normalidade durante o tempo que estará no ar. Alguns modelos de aviões comerciais de grande porte devem voar ao menos cerca de 10 horas por dia para manter uma operação lucrativa.

Aquecimento não é problema. Os motores a jato são refrigerados durante o próprio voo.

Enquanto houver combustível, dá para voar. Não é obrigatório parar para esperar o motor esfriar ou haver um descanso entre cada ciclo de pouso e decolagem.

Embarque e desembarque são tempo suficiente. Enquanto passageiros e bagagens entram e saem do avião, é o tempo que ele encontra para ser reabastecido com o que irá precisar para a próxima etapa de voo.

Parada, apenas para manutenção. Apenas em manutenções predeterminadas ou corretivas será necessário fazer o avião parar no solo de fato.

Freio obriga fazer pausa

Caso pouse, o avião pode precisar fazer uma pausa em algumas situações.

O principal caso é quanto ao freio. Durante o pouso de aviões comerciais de grande porte, a frenagem aquece as pastilhas e os discos que podem chegar a ficar incandescentes.

É necessário esperar um tempo antes de uma nova decolagem. Mas não é que eles sejam usados, obrigatoriamente, na partida. Eles serão úteis caso seja necessário abortar a decolagem. Caso os freios ainda estejam quentes, eles perdem sua eficiência e o avião pode não parar antes do fim da pista.

Um Boeing 737 que precisou abortar uma decolagem e frear após atingir certa velocidade poderá ter de esperar até cerca de uma hora para ser liberado. Em um avião deste modelo totalmente carregado, esse tempo chega a 70 minutos. Situações como essa não necessariamente ocorrem em aviões menores, já que há menos energia usada para frear.

Outra situação que obriga uma pausa é caso o avião tenha colidido com algo durante o voo. A aeronave só pode decolar após uma inspeção dos danos e a liberação para voltar aos céus.

Limitações humanas e materiais

Equipes precisam parar para descansar. Mesmo em casos de missões mais longas, em aviões com espaço para dormir, é preciso atender às necessidades dos tripulantes após tanto tempo no ar.

Combustível seria o limite. Caso sejam reabastecidos em voo, os aviões podem voar por mais tempo.

Falta de comida pode limitar a operação. Mesmo aviões capazes de ficar vários dias voando não conseguem ainda receber comida em pleno voo, sendo necessário uma pausa para reabastecimento com alimentos, água e outros itens.

É o caso dos aviões do juízo final dos EUA e Rússia. Adaptadas para situações de guerra, essas aeronaves podem voar por vários dias, precisando pousar apenas para serem recarregadas com água e comida, já que podem ser reabastecidas em voo.

Mesmo assim, toda pausa após o voo se resume às condições operacionais, como reabastecimento, aquecimento do freio ou uma manutenção de emergência. Sem esses fatores, o avião pode decolar imediatamente sem precisar parar.