Todos a Bordo

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Reportagem

Jato mais barato do mundo tem paraquedas e pousa sozinho com IA

O Cirrus Vision Jet é considerado o jato executivo monomotor mais barato da atualidade. É o único de sua categoria que ainda conta com paraquedas para o avião em caso de falhas e que pode pousar sozinho usando inteligência artificial. No Brasil, custa US$ 4 milhões (R$ 19,2 milhões).

Inteligência artificial pode fazer o pouso

O Vision Jet (também chamado de SF50) foi desenvolvido para ser fácil de pilotar. O objetivo é que o próprio dono o comande em suas viagens.

Ele possui um sistema de emergência que pousa o avião sozinho utilizando inteligência artificial, chamado de Safe Return Autoland. Seu acionamento pode ser feito em emergências, como quando o piloto ficar incapacitado ou, por outro motivo, não puder continuar para o pouso.

Após ser acionado, ele segue uma série de etapas. O sistema irá procurar a localização geográfica da aeronave, quanto combustível ainda resta, sua altitude, o clima ao redor, qual aeroporto mais próximo, obstáculos etc.

Com essas informações em mãos, ele irá traçar a rota mais adequada para o pouso. Os rádios do avião são programados automaticamente para frequências de emergência, e o computador a bordo passa a informar o que ele irá fazer a seguir.

Passageiros são instruídos sobre o que fazer por meio das telas. Se precisarem falar com os controladores, basta apertar um botão nas telas do avião.

Botão de pouso automático do Cirrus VIsion Jet
Botão de pouso automático do Cirrus VIsion Jet Imagem: Alexandre Saconi

Após o pouso, o Vision Jet ainda se mantém alinhado com o centro da pista. Em seguida, as telas passam a informar aos passageiros como proceder para abrir a porta e sair.

Equipes de solo também são instruídas pela inteligência artificial do sistema. O próprio computador do avião instrui como destravar o freio, tirar o avião da pista e desligar o motor.

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Ainda, se for detectada uma descompressão, o avião age para evitar um acidente. O sistema de controle com inteligência artificial fará a aeronave descer sozinha até uma altitude de segurança.

Em elevadas altitudes, o oxigênio está presente em menor quantidade no ar, causando a hipóxia. Quando percebe que há um problema do tipo, o avião voa a até uma altitude de cerca de 4,6 km, onde já é possível respirar sem a máscara de emergência, permitindo que o piloto recupere a consciência e volte a controlar o avião.

O sistema foi aprovado em abril para ser usado no Brasil.

Em 2022, o UOL foi conhecer como funciona o sistema. Veja no vídeo abaixo:

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Também tem paraquedas

O Vision Jet é um dos poucos aviões que comporta um paraquedas. Mas ele não é para os passageiros, mas para toda a aeronave.

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Cirrus Vision Jet (SF50) com o paraquedas balístico acionado
Cirrus Vision Jet (SF50) com o paraquedas balístico acionado Imagem: Divulgação/Cirrus Aircraft

Em caso de emergência, ele também pode ser acionado, assim como o sistema de pouso por inteligência artificial. Ao todo, ele já foi utilizado 124 vezes em todos os modelos de aviões da fabricante que possuem o sistema desde 2002, salvando 254 pessoas ao todo.

Painel do sistema Caps do Cirrus Vision Jet: Ao centro, alavanca que aciona o paraquedas do avião
Painel do sistema Caps do Cirrus Vision Jet: Ao centro, alavanca que aciona o paraquedas do avião Imagem: Alexandre Saconi

Quanto custa?

Um exemplar pronto para voar custa US$ 4 milhões (R$ 19,2 milhões) no Brasil.

A hora de voo custa a partir de US$ 700 (R$ 4.790), o que inclui manutenção e combustível. Ainda pode haver custos com piloto e hangaragem, que é a guarda da aeronave em espaços dedicados.

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Segundo levantamento feito pelo UOL com fontes no mercado, considerando uma taxa de câmbio de R$ 4,8 e uma entrada de 20%, o valor das parcelas do leasing seriam as seguintes:

Valor total: R$ 19,229 milhões
Entrada de 20%: R$ 3,85 milhões
Leasing em 36 meses: R$ 523 mil ao mês
Leasing em 60 meses: R$ 331 mil ao mês

Valores oscilam com frequência. É preciso levar em consideração taxas aplicadas por cada instituição financeira, cotação do dólar no dia, juros, pacote de relacionamento com cada cliente, entre outras questões.

Interior do Cirrus Vision Jet: Aeronave pode ser configurada na modalidade executiva, para trabalhar a bordo
Interior do Cirrus Vision Jet: Aeronave pode ser configurada na modalidade executiva, para trabalhar a bordo Imagem: Cirrus Aircraft

Alta procura

Há quase 500 unidades do Vision Jet entregues no mundo desde 2016. As informações são da Plane Aviation, empresa representante da Cirrus no Brasil.

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Treze delas estão no Brasil. Mais dois devem ser entregues até o final do ano a consumidores brasileiros.

Lugar na fila de espera custa US$ 100 mil (R$ 479 mil). Quem entra nela hoje tem expectativa de receber o jato em 2027.

Ficha técnica

Cirrus Vision Jet SF50 G2 Plus: Modelo tem sistema de pouso automático de emergência e paraquedas para o avião
Cirrus Vision Jet SF50 G2 Plus: Modelo tem sistema de pouso automático de emergência e paraquedas para o avião Imagem: Cirrus Aircraft

Cirrus Vision SF50 (Vision Jet)
Capacidade: Até sete pessoas a bordo (incluindo o piloto)
Velocidade de cruzeiro: 576 km/h
Altura: 3,3 metros
Comprimento: 9,4 metros
Autonomia: Até 2.361 km de distância
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 11,8 metros
Peso máximo de decolagem: 2,7 toneladas
Distância mínima da pista para decolagem: 620 metros
Distância mínima da pista para pouso: 496 metros
Altitude máxima de voo: 9,4 km

Interior do Cirrus Vision Jet: Aeronave pode transportar até sete pessoas a bordo
Interior do Cirrus Vision Jet: Aeronave pode transportar até sete pessoas a bordo Imagem: Divulgação/Cirrus Aircraft

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