Todos a Bordo

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O dia em que piloto errou pista e quase provoca 'maior tragédia da aviação'

No dia 7 de julho de 2017, quase aconteceu aquele que seria o pior acidente da aviação até hoje. Um voo operado pela Air Canadá com destino a São Francisco, nos EUA, cometeu um erro e, por pouco, não pousou na pista de táxi do aeroporto. Ali estavam outras quatro aeronaves esperando autorização para a decolagem.

O pior acidente aéreo que nunca ocorreu

O Airbus A320 levava 140 pessoas a bordo. Ele havia decolado do aeroporto de Pearson, em Toronto (Canadá) cerca de 5 horas e 30 minutos antes.

O destino era o aeroporto de São Francisco, na Califórnia (EUA). O local possui duas pistas principais, e uma delas estava destinada à operação dos aviões naquele momento, a de número 28R (O R vem do inglês right, que significa que a pista em questão é a de número 28 da direita).

Por volta das 23h56min, horário local, o incidente aconteceu. Durante a aproximação, os pilotos confirmaram com a torre se estavam autorizados a pousar na pista 28 da direita, conforme o planejado, e receberam um sinal positivo para continuar.

Avião se alinhou para pousar no local errado, na pista de táxi, onde havia uma fila de aviões aguardando a decolagem. A pista de táxi é aquela que liga as pistas de pouso e decolagem aos outros locais do aeroporto, como o terminal de passageiro e os hangares.

Cerca de mil pessoas poderiam ter morrido. Se o avião da Air Canada tivesse atingido as aeronaves que aguardavam o momento de voar, um efeito dominó poderia ter agravado a situação.

Aviões estavam lotados e cheios de combustível. A velocidade de pouso de um avião como o do voo 759 é de cerca de 250 km/h, o que poderia fazer com que ele se arrastasse pela pista atingindo as outras aeronaves.

A quase colisão

Imagem do relatório mostra como voo Air Canada 759 passou acima dos outros
Imagem do relatório mostra como voo Air Canada 759 passou acima dos outros Imagem: Montagem/NTSB
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Pilotos demoraram para perceber o erro. Apenas após passar por cima de um dos aviões é que eles iniciaram a arremetida, que é o procedimento de acelerar e subir o avião novamente.

Quatro aeronaves estavam na pista de táxi em fila esperando o momento para entrar na pista de decolagem. Eram os voos United Airlines 1 e United Airlines 863 (ambos operados por um Boeing 787-9 com capacidade para até 252 pessoas cada), United Airlines 1118 (operado por um Boeing 737-900ER com capacidade para 179 passageiros) e Philippine Airlines 115 (que era realizado com um Airbus A340-300 com capacidade para até 254 passageiros).

"Onde esse cara está indo?", perguntou o piloto do voo United Airlines 1 ao ver o avião passando sobre sua cabeça. Logo em seguida, os pilotos do avião da Air Canada perceberam o erro e iniciaram a arremetida.

Aeronave chegou a ficar a apenas 18 metros acima do solo. Ele passou a quatro metros acima do avião do voo Philippine Airlines 115.

Após uma nova tentativa, o Air Canada conseguiu pousar sem danos e sem nenhum passageiro ter se machucado. Todos os demais aviões que quase foram atingidos prosseguiram com os voos regularmente sem terem sofrido nenhum dano.

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Fatores contribuintes para o incidente

Entre os principais fatores que contribuíram para o incidente pelo NTSB (National Transportation Safety Board, ou, Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA), destacam-se os seguintes:

  • Falha ao programar instrumentos: Pilotos não programaram o sistema de pouso por instrumentos de maneira adequada, prosseguindo de maneira visual, o que quase causou um acidente.
  • Fadiga: Pilotos estavam havia longas horas sem descanso. Isso levou a uma alteração na forma de gerenciar o cansaço da tripulação.
  • Erro humano: A pista 28L (da esquerda) era aquela onde o pouso costumava ser feito. Entretanto, ela estava fechada para obras e com as luzes apagadas. Os pilotos, sabendo que deveriam pousar na pista da direita, observaram dois jogos de luzes e assumiram que aquele mais à direita era a pista de pouso correta, quando, na verdade, era a pista de táxi.

Após a divulgação do relatório final do incidente, foram feitas diversas recomendações de segurança, entre elas:

  • A modificação de equipamentos nos aeroportos para detectar possíveis pousos nas pistas de táxi.
  • Melhorar a forma como pistas fechadas são sinalizadas para facilitar sua identificação.
  • Observar com mais atenção os riscos de fadiga dos tripulantes.

O acidente aéreo mais fatal da história

O acidente aéreo com o maior número de mortes até hoje foi o de Tenerife. Ele ocorreu na maior das ilhas Canárias (Espanha), quando dois Boeings 747 se chocaram na pista.

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Ao todo, 583 pessoas morreram. Uma série de problemas causou a tragédia, como falhas na comunicação e uma forte neblina sobre o aeroporto naquele momento.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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