Todos a Bordo

Todos a Bordo

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Favorito das polícias e dos bombeiros, helicóptero Esquilo completa 50 anos

Há 50 anos, um dos helicópteros mais fabricados da história decolava pela primeira vez. Hoje favorito das forças públicas do Brasil, o Airbus H125 foi o modelo que deu origem à única fábrica de helicópteros no hemisfério sul atualmente, a Helibras, localizada em Minas Gerais.

Histórico

Primeiro voo do helicóptero Esquilo, na década de 1970
Primeiro voo do helicóptero Esquilo, na década de 1970 Imagem: Airbus

Batizado de Esquilo, ele realizou seu primeiro voo no dia 27 de junho de 1974 em Marignane, na França. À época, era denominado Ecureuil AS350 B, e quem realizou a façanha foi o piloto Daniel Bauchart e o engenheiro de voo de testes Bernard Certain.

O desenvolvimento do Esquilo começou nas mãos da Aérospatiale, empresa francesa com larga experiência na fabricação de aeronaves. Na década de 1990, a companhia passou por um processo de fusões e aquisições, e o modelo passou a ser fabricado pela Eurocopter e, a partir de 2014, pelo grupo Airbus.

Ele é derivado dos helicópteros da família Allouette, e foi pensado para ser uma aeronave leve, versátil e de fácil manutenção. O primeiro modelo tinha o dobro da capacidade de carga útil do Alouette II, consumo de combustível 25% menor e custos operacionais 38% menores.

Helicóptero Esquilo (H125/AS350) da Polícia Civil do Rio de Janeiro sobrevoando estádio da Copa do Mundo no Brasil
Helicóptero Esquilo (H125/AS350) da Polícia Civil do Rio de Janeiro sobrevoando estádio da Copa do Mundo no Brasil Imagem: Airbus

A relativa simplicidade em sua composição pôde ser constatada com o projeto do engenheiro de René Mouille. Um dos mecanismos que prendem as pás do rotor ao sistema do motor teve uma redução de 377 peças no Alouette II para apenas 70 no Esquilo, facilitando a sua manutenção.

Continua após a publicidade

Ao longo dos anos, o H125 passou por sucessivas evoluções tecnológicas, que incluem diversas versões do modelo, incluindo a versão militar, o Fennec, e o AS355 Écureuil 2, com duas turbinas. Ele ainda é capaz de operar em condições adversas, como grandes altitudes e climas extremos, fatores que consolidaram sua presença no segmento de helicópteros leves.

Favorito das forças públicas

Helicóptero Esquilo (H125/AS350), um dos Águias da Polícia Militar de São Paulo
Helicóptero Esquilo (H125/AS350), um dos Águias da Polícia Militar de São Paulo Imagem: Airbus

Modelo mais vendido da Airbus Helicopters e um dos mais fabricados no mundo, o Esquilo se consolidou no Brasil como a principal escolha das forças públicas, especialmente nas polícias militares, corpos de bombeiros e órgãos de defesa civil."

No Brasil, existem, aproximadamente, 300 unidades em uso civil e outras 70 nas Forças Armadas. Entre as de uso civil, 105 Esquilos estão em uso pelas forças públicas e governos do país, e representam cerca de 60% da frota de helicópteros das administrações federal, distrital, estaduais e municipais."

Continua após a publicidade
Esquilo da FAB tem três pás no rotor principal e é utilizado para treinamento de pilotos da Aeronáutica e missões como as de resgate e salvamento
Esquilo da FAB tem três pás no rotor principal e é utilizado para treinamento de pilotos da Aeronáutica e missões como as de resgate e salvamento Imagem: Alexandre Saconi

Eles são usados para patrulhamento aéreo, missões de resgate, transporte aeromédico e vigilância. Ele ainda tem capacidade de transportar cargas externas e realizar pousos em locais de difícil acesso.

Quem usa o helicóptero no Brasil?

Helicóptero Esquilo (H125/AS350) na versão corporativa
Helicóptero Esquilo (H125/AS350) na versão corporativa Imagem: Airbus

Continua após a publicidade

A Polícia Militar de São Paulo é um dos órgãos que utilizam o Esquilo para compor a frota dos Águias, que são os helicópteros de patrulhamento e resgate da corporação. Ele também é usado pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais.

O antigo Globocop, helicóptero usado pelos repórteres da Rede Globo, também era um avião da família, o AS350 B2. Entretanto, ele foi substituído por outro modelo em 2021.

Águia Dourada: Helicóptero Esquilo (H125/AS350) que pertencia à Rede Record e sofreu acidente em 2010
Águia Dourada: Helicóptero Esquilo (H125/AS350) que pertencia à Rede Record e sofreu acidente em 2010 Imagem: Airbus

A Record também utilizava um Esquilo, que chamava de Águia Dourada. Em 2010, um desses helicópteros caiu no Jockey Club em São Paulo, matando o piloto e ferindo gravemente o cinegrafista.

Fabricado na Helibras

No Brasil, o Esquilo é fabricado pela Helibras, que nasceu em 1978 como uma parceria entre o governo de Minas Gerais e a antiga fabricante francesa Aérospatiale. O primeiro cliente da empresa foi a Marinha do Brasil, que assinou um contrato em 1979 para a aquisição de seis Esquilos, mantendo o modelo em sua frota até hoje.

Continua após a publicidade
Helicóptero H125 Esquilo na linha de produção da Helibras, em Itajubá (MG)
Helicóptero H125 Esquilo na linha de produção da Helibras, em Itajubá (MG) Imagem: Alexandre Saconi

O presidente da empresa, Alberto Duek, lembra que a aeronave passou por diversas modernizações ao longo dos anos, e que o país foi pioneiro nesse ramo da indústria, passando a fabricar o H125 apenas quatro anos após o modelo ter sido lançado.

"Os índices de acidente e incidentes foram mínimos ao longo desses 46 anos [do modelo] no Brasil. Nós mantemos a linha de produção dele aqui em Itajubá (MG) porque ele continua sempre como o campeão de vendas do segmento monoturbina", afirma o executivo.

Cerca de 50% de todas as peças do H125 são fabricadas no Brasil hoje, mantendo empregos locais e desenvolvendo a indústria aeronáutica do país, segundo Duek. O UOL visitou a fábrica da Helibras em março. Veja mais aqui.

Helicóptero H125M, versão militar do Esquilo
Helicóptero H125M, versão militar do Esquilo Imagem: Airbus
Continua após a publicidade

Graças ao modelo, a empresa conseguiu expandir suas atividades, criando empregos e estabelecendo uma rede de suporte técnico especializada. Hoje, a Helibras é a única fabricante de helicópteros em operação no hemisfério sul e na América Latina, fornecendo produtos, serviços de engenharia e manutenção para toda a região.

Popularidade mundial

Ao longo dos anos, os helicópteros da família Esquilo tiveram vários exemplares com diversas denominações. São elas: AS350, AS355, AS550, AS555, H125, H125M, EC130, H130.

Ao todo, já foram mais de 7.300 helicópteros de todas as versões da família entregues a mais de 2.100 clientes em 127 países.

Ficha técnica

Modelo: H125
Fabricante: Airbus
Capacidade: Até 7 pessoas a bordo (1 piloto + 6 passageiros ou 2 pilotos e mais 4 passageiros
Velocidade: Até 250 km/h
Diâmetro do rotor principal: 10,7 metros
Altitude máxima de voo: 7 km
Tempo de voo: Até 4h27min
Autonomia: 630 km de distância
Tipo de missões: Transporte executivo, patrulhamento, resgate, busca e salvamento, transporte aeromédico, filmagem, combate a incêndio, entre outras.

Continua após a publicidade
Helicóptero Esquilo (H125/AS350) usado para transporte aeromédico
Helicóptero Esquilo (H125/AS350) usado para transporte aeromédico Imagem: Airbus

Helicóptero H125M, versão militar do Esquilo
Helicóptero H125M, versão militar do Esquilo Imagem: Airbus

Helicóptero Esquilo (H125/AS350) usado pelo Corpo de Bombeiros para resgate
Helicóptero Esquilo (H125/AS350) usado pelo Corpo de Bombeiros para resgate Imagem: Airbus

Continua após a publicidade
Helicóptero Esquilo (H125/AS350) com cesto de coleta de água para combate a incêndios
Helicóptero Esquilo (H125/AS350) com cesto de coleta de água para combate a incêndios Imagem: Airbus

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.