PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Você pode ter uma conta bancária e nem saber! Cuidado com seus documentos

Kaique Rocha/Pexels
Imagem: Kaique Rocha/Pexels
Flávio Tasinaffo

A coluna Tudo Golpe é a extensão de um projeto criado por Flávio Tasinaffo com o objetivo de alertar e ajudar as pessoas a não caírem em golpes rotineiros. Siga também em facebook.com/tudogolpe e no Instagram @portaltudogolpe

01/10/2020 05h00

Há alguns anos, abrir uma conta bancária era uma maratona.

Você tinha que ir até uma agência, levar documentos originais e cópias, além de ser submetido a uma entrevista interminável.

Hoje, na era digital, você nem precisa mais sair de casa. É só escolher o banco e enviar os documentos com fotos tiradas do seu próprio celular.

As instituições financeiras contratam ou criam serviços de validação digital de documentos; alguns clicks e selfies depois e a conta bancária está aberta.

É incrível que a tecnologia tenha eliminado boa parte da burocracia envolvida neste processo. Mas é preciso atenção!

Cuide dos seus documentos, pois fraudadores conseguem adulterá-los com muita facilidade e os utilizam para abrir contas bancárias em seu nome.

Dicas para se proteger deste golpe

  • Quais documentos estão em sua bolsa ou carteira neste momento? Por qual razão você anda com sua CNH e seu RG simultaneamente? Não é preciso estar com os dois documentos juntos.

  • Você sabia que alguns Detrans estaduais disponibilizam a e-CNH (carteira nacional de habilitação eletrônica)? Você pode colocar sua e-CNH no celular e não precisa andar com o documento na carteira. Pesquise no Detran do seu estado, pois é muito mais seguro.

Como saber se há uma conta bancária com seus dados?

Acesse este link

Siga os passos solicitados, faça seu cadastro e, depois, pesquise em quais bancos você tem ou já teve contas.

O que fazer se descobrir uma conta que foi aberta sem seu conhecimento?

Uma conta bancária em seu nome, aberta por um fraudador, te deixará com dívidas elevadas e muita dor de cabeça, já que o golpista é quem estará fazendo as movimentações. Então, se isso acontecer com você, preste muita atenção nestas orientações:

  1. Ligue no banco, informe que você não reconhece aquela conta e peça o bloqueio imediatamente.
  2. Faça um boletim de ocorrência, envie para a instituição financeira e reforce que você não autorizou a abertura daquela conta.
  3. Recomendo que você abra uma reclamação no PROCON do seu estado, pois o banco tem que garantir que a conta foi encerrada e que você não está devendo nada.
  4. Faça uma manifestação no Banco Central, o órgão que regula bancos e demais instituições financeiras com bastante rigor, e peça explicações sobre como alguém abriu uma conta em seu nome, com documentos adulterados. Siga os passos descritos neste link; a instituição terá que demonstrar ao Banco Central como anuiu com a abertura desta conta, inclusive enviando os documentos utilizados.

Pesquise sempre

Uma vez que você se registrou no sistema do Bacen (Registrato), faça consultas periódicas para garantir que ninguém abriu contas em seu nome.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.