IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar fecha em leve alta de 0,1%, cotado a R$ 3,47, após duas quedas

Do UOL, em São Paulo

16/06/2016 17h10

dólar comercial quebrou uma sequência de duas quedas e fechou esta quinta-feira (16) em leve alta de 0,1%, cotado a R$ 3,47 na venda.

Na véspera, a moeda norte-americana havia caído 0,39%.

Referendo no Reino Unido

Investidores seguiam apreensivos com a possibilidade de o Reino Unido deixar a União Europeia. O referendo de 23 de junho vem assustando o mercado, que evitava investimentos de maior risco com medo de que uma eventual saída britânica possa causar impactos na economia global.

Pesquisa publicada nesta manhã mostrou crescimento do apoio à saída do Reino Unido do bloco econômico, somando 53%.

A decisão do banco central do Japão de não oferecer novos estímulos à economia do país também contribuiu para o pessimismo do mercado.

Inflação nos EUA

Ainda no cenário externo, a inflação nos Estados Unidos desacelerou em maio e ficou em 0,2%. Apesar da desaceleração, os custos de moradia e saúde se mantiveram altos, o que poder permitir ao Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) elevar a taxa de juros este ano.

Na véspera, o Fed decidiu manter a taxa de juros entre 0,25% e 0,5%, mas indicou que vai ser menos agressivo ao elevar os juros após o fim deste ano.

Juros mais altos nos EUA poderiam atrair para lá recursos atualmente investidos em países onde as taxas de juros são maiores, como é o caso do Brasil.

Crise política

No Brasil, investidores também demonstravam cautela diante do quadro político incerto.

Ontem, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado afirmou, em delação premiada, que o presidente interino, Michel Temer, teria pedido recursos ilícitos para campanha de Grabriel Chalita (PMDB) à Prefeitura de São Paulo. Temer e Chalita negam as informações. 

Nesta manhã, Temer fez pronunciamento no qual afirmou que, se tivesse cometido algum delito, não teria condições de presidir o país.

"A denúncia serve de lembrete de que a Lava Jato é o maior obstáculo enfrentado por Temer. Mas, na lista de denúncias, essa não parece ser muito severa", escreveram analistas da consultoria de risco político Eurasia Group em relatório.

(Com Reuters)