PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Cotações

Dólar fecha em alta de 0,9%, a R$ 3,272, com atuação do Banco Central

Do UOL, em São Paulo

01/08/2016 17h05

dólar comercial fechou esta segunda-feira (1º) em alta de 0,9%, cotado a R$ 3,272 na venda. Na sexta-feira (29), a moeda norte-americana havia caído 1,63%

Apesar da alta no dia, o dólar ainda acumula desvalorização de 17,12% no ano.

Atuação do BC

O Banco Central voltou a atuar no mercado de câmbio, após ficar ausente na sexta-feira, última sessão de julho. Pela manhã, o BC vendeu todos os 10 mil contratos de de swaps cambiais reversos, que equivalem à compra futura de dólares.

Durante o mês passado, o BC atuou no mercado por meio desse instrumento em praticamente todas as sessões. 

Cenário político

Investidores continuavam à espera de medidas da equipe do presidente interino, Michel Temer, para controlar o crescimento dos gastos públicos.

Eles buscavam, principalmente, novas pistas sobre como será a proposta de reforma da Previdência Social e quais os planos do governo para garantir a aprovação da proposta no Congresso Nacional.

O mercado também monitorava a volta dos trabalhos no Congresso, após o período de recesso, cuja pauta nesta semana inclui a renegociação das dívida dos Estados.

Economia do Reino Unido

No exterior, investidores estavam cautelosos em relação à economia do Reino Unido. Dados divulgados nesta segunda-feira mostram que a indústria no país encolheu no maior ritmo em mais de três anos em julho.

Os números se somaram a outros dados recentes apontando fraqueza na economia britânica após a decisão de deixar a União Europeia no final de junho.

Muitos investidores haviam deixado de lado temores de consequências no mundo todo diante de expectativas de novos estímulos econômicos em diversos países. Com os dados apontando queda na indústria britânica, esses temores voltam a preocupar o mercado.

(Com Reuters)

Mais sobre Bolsa e dólar

  • UOL

    Direto da Bolsa

    Dólar e Bolsa são influenciados pelas notícias do dia. Leia os destaques de hoje aqui

  • Thinkstock

    UOL Invest

    O simulador de Bolsa UOL Invest é grátis e permite que você aprenda como investir e concorra a tablets e passagens aéreas. Acesse por computador e tablet (clique nesta mensagem) ou celular (digite ou copie: uolinvest.economia.uol.com.br)

  • Alex Almeida/Folhapress

    Consulte suas ações

    Quer saber o preço de suas ações preferidas? Consulte o UOL Cotações, veja gráficos no formato que quiser, desempenho no dia e histórico de 1 ano. Acesse por computador e tablet (clique nesta mensagem) ou celular (digite ou copie: http://uol.com/bfdNjz)

  • Shutterstock

    Histórico do dólar

    Precisa saber quanto estava custando o dólar, o euro, o peso argentino um tempo atrás? Veja o histórico do UOL Cotações de até 1 ano para as principais moedas do mundo. Acesse grátis por computador e tablet (clique nesta mensagem) ou celular (digite ou copie: http://uol.com/bwdPmd)

Cotações