Dólar fecha em alta de 0,9%, a R$ 3,272, com atuação do Banco Central
O dólar comercial fechou esta segunda-feira (1º) em alta de 0,9%, cotado a R$ 3,272 na venda. Na sexta-feira (29), a moeda norte-americana havia caído 1,63%.
Apesar da alta no dia, o dólar ainda acumula desvalorização de 17,12% no ano.
- Dólar em queda deixa viagem ao exterior mais barata
- BC mostra onde comprar dólar mais barato
- Como comprar dólar com a economia instável?
- IOF sobe: melhor comprar dólar ou pagar no cartão?
Atuação do BC
O Banco Central voltou a atuar no mercado de câmbio, após ficar ausente na sexta-feira, última sessão de julho. Pela manhã, o BC vendeu todos os 10 mil contratos de de swaps cambiais reversos, que equivalem à compra futura de dólares.
Durante o mês passado, o BC atuou no mercado por meio desse instrumento em praticamente todas as sessões.
Cenário político
Investidores continuavam à espera de medidas da equipe do presidente interino, Michel Temer, para controlar o crescimento dos gastos públicos.
Eles buscavam, principalmente, novas pistas sobre como será a proposta de reforma da Previdência Social e quais os planos do governo para garantir a aprovação da proposta no Congresso Nacional.
O mercado também monitorava a volta dos trabalhos no Congresso, após o período de recesso, cuja pauta nesta semana inclui a renegociação das dívida dos Estados.
Economia do Reino Unido
No exterior, investidores estavam cautelosos em relação à economia do Reino Unido. Dados divulgados nesta segunda-feira mostram que a indústria no país encolheu no maior ritmo em mais de três anos em julho.
Os números se somaram a outros dados recentes apontando fraqueza na economia britânica após a decisão de deixar a União Europeia no final de junho.
Muitos investidores haviam deixado de lado temores de consequências no mundo todo diante de expectativas de novos estímulos econômicos em diversos países. Com os dados apontando queda na indústria britânica, esses temores voltam a preocupar o mercado.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.